Carioca solicita ampliação do exame de mamografia para mulheres com idade inferior a 50 anos
Por Denise Crescêncio
O vereador Carioca (PSDB) apresentou ontem (06/05), em sessão ordinária, um  requerimento solicitando a ampliação do exame de mamografia para mulheres com idade inferior a 50 anos em todo o município de Cubatão. Ao reforçar a necessidade dessa expansão, o parlamentar trouxe dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que dão conta de que 52% do total populacional do município é formado por mulheres. 
Além de as mulheres representarem mais da metade da população de Cubatão, o vereador destacou também a importância desse exame para a detecção precoce do câncer de mama e que - segundo especialistas ouvidos pelo parlamentar - a incidência da doença em mulheres com menos de 50 anos tem aumentado.
De acordo com as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), desde 2015 a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, uma vez a cada dois anos. “Precisamos nos importar mais com a saúde da mulher. É essencial que a Superior Administração tenha um olhar sensível para essa questão”, alertou o parlamentar do PSDB.
Após a aprovação da discussão em plenário, será expedido ofício ao Poder Executivo para a análise da proposta e, mediante estudos de impacto orçamentário e financeiro, à implantação na rede pública de saúde de Cubatão.