CEI discutirá possíveis soluções para enchentes no Vale Verde

Os parlamentares aprovaram ontem (8), durante sessão plenária, a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará eventuais ações e omissões de órgãos públicos e concessionárias nas frequentes enchentes que ocorrem no bairro Vale Verde. O grupo de trabalho também discutirá possíveis soluções para esse problema que vem causando inúmeros transtornos à comunidade local. A iniciativa da CEI é do vereador Alessandro Oliveira (PL).

O vereador lembrou que as enchentes no Vale Verde já se tornaram um drama corriqueiro, ano após ano. O parlamentar chamou a atenção para as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias de 2021 no bairro. “Tivemos uma verdadeira catástrofe, com a subida das águas destas chuvas a níveis alarmantes fazendo com que o bairro ficasse isolado e vários moradores perdessem seus bens”, pontuou o Alessandro Oliveira. Na ocasião, a Prefeitura alegou que está impedida de fazer intervenções nas galerias fluviais pois a área está sob jurisdição das empresas Ecovias e Rumo.

Na justificativa do requerimento que criou a CEI, Alessandro Oliveira mencionou que não há como negar que a falta de uma rede de drenagem mais eficiente contribui fortemente para o agravamento do problema. O parlamentar comentou que as obras de ampliação do acesso ao litoral sul, realizadas pela Ecovias em frente ao bairro, e também os serviços de adequação na ferrovia para o terceiro trilho, na área da Rumo, podem ter contribuído para o agravamento do problema.

Rafael Tucla (Progressistas) ressaltou que, apesar de a chuva ser um fenômeno natural, é obrigação do poder público amenizar os impactos dos temporais para a população. O parlamentar lembrou que o chefe do Executivo Municipal esteve no Vale Verde e prometeu que prestaria socorro à comunidade, o que, segundo Tucla, não aconteceu.

Ainda sobre os estragos causados pelas fortes chuvas na cidade, Roxinho (MDB) chamou a atenção da situação da UME Bernardo José Maria de Lorena, no bairro da Vila Nova, que amanheceu na última segunda (7) completamente alagada em virtude do temporal que caiu na madrugada. O parlamentar disse que é fácil justificar a inundação na referida escola porque “choveu muito” na cidade. No entanto, de acordo com o vereador, a situação de abandono se repete em várias UMES, como Rui Barbosa, Bahia e Ceará.

A CEI será formada por, pelo menos, três parlamentares e terá o prazo de funcionamento de sessenta dias.