CEI que fiscaliza os serviços da Sabesp em Cubatão cobra companhia sobre taxas indevidas e vazamento

CEI que fiscaliza os serviços da Sabesp em Cubatão cobra companhia sobre taxas indevidas e vazamento

Autor: Assessoria/ CMC

Danilo Bonifácio sob supervisão

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada para acompanhar e fiscalizar os serviços da Sabesp em Cubatão se reuniu na última quarta-feira (10/12) com representantes da companhia e com o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleiton Jordão, para discutir o tema. Presidida pelo vereador Batoré (Agir), os vereadores Marcinho (PSB), Carioca (PSDB) e Guilherme do Salão (PSB) também compuseram a mesa. Cobranças indevidas de taxa de esgoto, vazamentos decorrentes da pressão da água e o despejo de esgoto nos rios foram alguns dos assuntos abordados na reunião.

O líder da CEI iniciou o encontro expondo demandas da população com foco na infraestrutura e no abastecimento de água no município. Além das pautas mencionadas, ele citou o início das obras nos bairros Pilões e Vila Esperança e a falta de sinalização adequada, o que causa prejuízos à identificação da obra. "Não sabemos quando é uma obra da Sabesp ou da Prefeitura", pontuou o vereador.

Em seguida, Marcinho comentou sobre as obras que estão acontecendo no Vale Verde, questionando de quem é a responsabilidade pela drenagem do bairro e a qualidade do que está sendo executado, especialmente acerca da ausência da troca de solo nas valas abertas pela Sabesp. Diante disso, ele solicitou acesso imediato ao contrato das obras para verificar os serviços e citou reclamações atuais de moradores sobre a falta de água. Já o vereador Guilherme do Salão afirmou que há problemas de drenagem pluvial e transbordamento de esgoto em bairros como Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Rubens Lara e Parque São Luís.

Josimar Souza, gerente da Sabesp na Divisão Santos/Cubatão, informou que houve cadastros de contas de esgoto nos bairros Vila Esperança, Vila Noel, Vila São José e Pilões e que em alguns imóveis da Vila Esperança foram identificados os erros sistêmicos, que foram revisados e corrigidos. Em relação ao cronograma de obras, Josimar acrescentou que a Prefeitura é informada para fazer a liberação e que a programação segue o cronograma do Executivo, além das obras emergenciais feitas para evitar maiores danos a população.

Além disso, o gerente da Sabesp destacou que as obras de esgoto são mais demoradas devido à necessidade de cálculos precisos de declividade e que está sendo realizada a renovação de ativos para o esgoto e a água, além de obras e tubulações para reforçar a distribuição. Ele também informou que Cubatão é uma das poucas cidades totalmente setorizadas por bairro. Dessa maneira, se houver um incidente grave de vazamento em um bairro, os demais não serão afetados.

Por fim, o secretário de Meio Ambiente, Cleiton Jordão, enfatizou a existência de ações lideradas pelo Poder Executivo, como o Conselho Municipal do Saneamento organizado pela sociedade civil e pelo Poder Público. O líder da pasta anunciou o foco na prevenção de crises hídricas futuras, realçando a necessidade urgente de o município se planejar com um sistema de reserva de água diante da expectativa de anos mais quentes. Além disso, Cleiton informou a criação de uma comissão técnica de fiscalização para monitorar e dar suporte técnico a concessionárias como Sabesp e Ecovias, buscando agilidade na resolução de problemas.

A reunião reforçou a importância da fiscalização da CEI, com foco na comunicação e qualidade da infraestrutura no município, como garantia do abastecimento e saneamento básico para a população cubatense.