CEV aponta problemas na política de bem-estar animal em Cubatão

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute as condições de funcionamento do serviço de controle de zoonoses e as denúncias sobre maus-tratos dos animais abrigados escutou na última terça (8) representantes do Poder Executivo para traçar alternativas para a falta de uma política efetiva de bem-estar animal na cidade. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Alessandro Oliveira e contou com a participação do parlamentar Tinho (Republicanos).

Anderson de Lana Andrade, veterinário e diretor do Departamento Vigilância em Saúde (DVS), e os secretários municipais Halan Clemente (Meio Ambiente), Márcio Luiz Amorim de Oliveira (Saúde), Vanessa Fraga (Assuntos Jurídicos) estiveram presentes na reunião. O encontro foi acompanhado por uma comissão de cuidadoras voluntárias da cidade.

O diretor do DVS explicou que muitas pessoas ainda confundem o serviço de controle de zoonoses, que tem o objetivo de prevenir e controlar doenças zoonóticas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde; e o serviço de bem-estar animal, que tem relação direta com a saúde do animal e as condições ambientais ao seu redor.

“Enquanto no bem-estar tratamos de animais sem doença potencial de transmissão ao ser humano, no zoonoses lidamos com patologias que podem infectar as pessoas”, explicou Andrade, que defendeu uma ampla reforma administrativa que faça a distinção desses dois serviços dentro da estrutura organizacional da Prefeitura de Cubatão.

“Não existe política de bem-estar animal no município. O que temos hoje é unicamente o controle de doenças que o animal pode transmitir ao ser humano”, criticou o presidente da CEV. Ele comentou que os poucos animais atendidos no zoonoses ocorrem graças à benevolência dos servidores públicos que atuam na unidade. O parlamentar disse que a comissão vai encaminhar o relatório final para a administração municipal, com sugestões para resolver essa lacuna da municipalidade.