CEV defende interligação e expansão das ciclovias para melhorar o fluxo de trânsito
Por Denise Crescêncio
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que versa sobre o sistema cicloviário de Cubatão retomou, hoje (9), a discussão sobre o tema e defendeu interligar e expandir as ciclovias da cidade para melhorar o fluxo de trânsito desses usuários.
Conduzida pelo presidente da comissão, Rony Martins (PSD), a reunião contou com a presença de Rafael Lamberti, superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Luciana Brites, presidente da Associação dos Ciclistas de Cubatão, Rodrigo de Freitas, diretor da pasta de Meio Ambiente, Márcia Teixeira, diretora da Mobilidade Urbana, os secretários municipais de Turismo, Obras e Segurança Pública Elias Silva, Marcos Quarterolli e Anderson de Lana, além do vereador Tinho (PSD).
Dando início ao diálogo, o vereador Rony Martins questionou o secretário de Obras sobre o planejamento da malha cicloviária, uma vez que a bicicleta é um dos principais meio de transportes dos moradores da cidade, mas não há vias adequadas e seguras para o tráfego desses usuários. “A ciclovia hoje é insuficiente para a população. Hoje, o maior meio de transporte é a bicicleta”, disse Tinho.
O parlamentar também defendeu a interligação das ciclovias para que sejam úteis e seguras aos ciclistas e que falta um planejamento do Poder Executivo para viabilizar essa proposta. Elias Silva, secretário de Turismo, mencionou que, em paralelo à ciclovia utilizada pelos munícipes, seria importante construir outra faixa para o público turista contemplando paradas nos pontos turísticos da cidade, por exemplo, no Píer do Casqueiro.
No encontro, foram propostas algumas interligações e extensões, priorizando as vias com um tráfego maior, por exemplo, a ligação da ciclovia da Rua 25 de Dezembro (Vila Natal) com a Martins Fontes (Vila Nova) e a Avenida Nove de Abril (Centro).