Comissão de Vereadores discute melhorias para a malha cicloviária de Cubatão

Comissão de Vereadores discute melhorias para a malha cicloviária de Cubatão

Autora: Nicole Vasques

A Comissão de Vereadores (CEV) que trata sobre a malha cicloviária de Cubatão, conduzida pelo vereador Rony Martins (PSD), se reuniu ontem (26/05) para debater melhorias na área. Estiveram presentes representantes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), a presidente da Associação dos Ciclistas de Cubatão, Luciana Brites, o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo de Freitas, e os secretários municipais de Turismo, Elias Silva, de Segurança Pública e Cidadania, Aparecido Amaral de Carvalho, e de Manutenção e Serviços Públicos, Elmo Ferreira. 

Um dos pontos levantados durante a reunião foi a quantidade de ciclistas que utilizam as vias de Cubatão para se deslocar todos os dias, seja para o trabalho ou não. Apesar da intensa demanda, não há interligações adequadas para os moradores concluírem o trajeto sem transitar pelas vias públicas ou acessar rodovias e, consequentemente, correr riscos.   

O vereador Rony salientou que um dos planos consiste em projetar ciclovias ligando os bairros Bolsão e Jardim Casqueiro ao Centro do município. "Eu acho que o Bolsão para chegar no Centro é mais urgente, pelos acidentes que eu já presenciei e já vi acontecerem", disse o parlamentar. "Muita gente, hoje, pedala nas rodovias que cercam nossa cidade", ressaltou ele.  

Representando os ciclistas, Luciana Brites citou que muitos pais de família utilizam a bicicleta como meio de transporte, até mesmo para ir atrás de emprego, sendo necessário dar mais atenção à causa. “A nossa preocupação, hoje, é o índice grande que nós temos de mortes de ciclistas, tanto urbanos quanto os que praticam o uso da bicicleta para esporte", afirmou ela. 

O superintendente da CMT, Rafael Lamberti, e os outros representantes da Companhia reforçaram que a Secretaria de Obras deveria estar presente na reunião, uma vez que se trata de tema pertinente à pasta. O secretário de Turismo, Elias Silva, ainda destacou que o envolvimento da secretaria de Planejamento é fundamental para tirar as ideias do papel.  

Diante do exposto, foi acordado que os próximos debates da CEV deverão contar com a participação de ambas as secretarias para traçar um plano de ação e ir até alguns pontos do município. Uma nova reunião está prevista para a tarde de quarta-feira (28/05).