CEV discutirá sobre a integração do transporte entre Cubatão, Santos e São Vicente

Os parlamentares aprovaram hoje (21), em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discutirá a integração do transporte entre as cidades de Cubatão, Santos e São Vicente. A iniciativa, de Rodrigo Alemão (PSDB), buscará pensar em projetos para facilitar a circulação entre os municípios da região metropolitana da Baixada Santista, como o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), o Bus Rapid Transit (BRT), o trem de vagão e o transporte hidroviário.

Na justificativa, o parlamentar lembrou que Cubatão tem um dos maiores polos industriais da América Latina, ocupando um lugar de destaque no cenário econômico do Brasil. O vereador ressaltou que os trabalhadores que atuam nas empresas da cidade sofrem diariamente com congestionamentos no Sistema Anchieta/Imigrantes, principalmente em épocas de safra. Para Rodrigo Alemão, esses problemas no trânsito acabam interferindo na rotina de muitos moradores da região, o que exige uma melhor integração entre os municípios da Baixada Santista.

Segundo Rodrigo Alemão, a comissão tem o objetivo de estudar alternativas de mobilidade urbana entre Cubatão e as demais cidades da Baixada Santista. O parlamentar disse que hoje o município é refém do transporte rodoviário. "O VLT pode chegar em Cubatão. O BRT pode chegar em Cubatão", ressaltou o vereador, que sugeriu também a possibilidade de instalação de trens de vagões ligando Cubatão e São Vicente. Rodrigo Alemão ainda lembrou que boa parte dos trabalhadores do Polo Industrial mora em outros municípios da região metropolitana.

Rodrigo Alemão também destacou a recente criação da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca de Santos/Guarujá, presidida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa no Congresso Nacional. Segundo o vereador, esse grupo de trabalho, que debaterá os diversos projetos para interligar as duas margens (direita e esquerda) do Porto de Santos, também poderá contribuir com as discussões da CEV, principalmente sobre a expansão do VLT para Cubatão. Para o parlamentar do PSDB, é importante que o município seja inserido nesse debate regional, uma vez que precisa de novos modais de transporte coletivo.

Expediente Legislativo

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o requerimento de autoria do parlamentar Tinho (Republicanos), em que ele solicita anistia aos moradores com débitos e dificuldades de regularizar seus imóveis junto à administração municipal.

Ordem do Dia

Os parlamentares também aprovaram, em segunda discussão, o projeto de emenda à Lei Orgânica (PELOM) Nº 03/2023, que aumenta o percentual referente às emendas impositivas parlamentares de 1,2% para 2%. A emenda impositiva é o instrumento legislativo pelo qual os parlamentares indicam recursos do Orçamento Municipal para a aplicação em obras, serviços e ações de melhorias a serem implementadas pelo Poder Executivo.