CEV pede criação de ambulatório especializado em atendimento pós-Covid

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do atendimento de pessoas com sequelas em virtude da Covid-19 se reuniu ontem (25) com representantes da secretaria municipal de Saúde para discutir as demandas de saúde decorrentes da pandemia, como danos respiratórios, neurológicos, cardíacos, dermatológicos e psiquiátricos, além de outros distúrbios. O encontro foi conduzido pelo vereador Guilherme do Salão (PROS), presidente da CEV, nomeada pela Resolução nº2987, de 12 de agosto de 2021.

Aparecida de Fátima Silva, da secretaria de Saúde, comentou que no setor de Urgência e Emergência do município verificou-se um aumento de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além disso, de acordo com a servidora, cresceu também o número de atendimentos relacionados a cansaço e fadiga, em razão do estresse pós-traumático devido à pandemia. Ela defendeu a criação de um núcleo pós-Covid em Cubatão, que seria destinado a cuidar de todo o processo de estudo e mapeamento de casos de pessoas recuperadas da doença, mas que apresentam diferentes sequelas.

A psicóloga clínica e diretora de Atenção à Saúde de Cubatão, Simone Tenório, disse que é indispensável levantar dados sobre a realidade atual dos recuperados da Covid-19 que apresentam sequelas, já que, só após um estudo detalhado, será possível pensar nas estratégias de tratamento. Maurici Alves dos Santos, que também atua na secretaria de Saúde, ressaltou que é importante compreender o que de fato é uma sequela da covid-19 e o que está associado a outras doenças.

Os servidores da secretaria de Saúde chamaram a atenção para o fato de que muitos serviços básicos e profissionais especializados estão em falta hoje no município, o que dificulta a deslocamento de profissionais para um ambulatório exclusivo para atendimento pós-Covid. Outro ponto crucial é considerar que muitas pessoas já não conseguiam dar prosseguimento ao tratamento de outras doenças antes da pandemia, o que se agravou nos últimos meses. Nesse sentido, os profissionais ponderam para qual deve ser foco dos investimentos em saúde na cidade no contexto atual, pensando na estrutura da rede municipal.

O presidente da CEV defendeu a instalação do ambulatório especializado para realizar o mapeamento e observação de pacientes que tiveram sequelas do Covid-19, assim como oferecer o tratamento adequado. Ele ressaltou que esse novo espaço ajudará a não sobrecarregar o setor de Urgência e Emergência da cidade. Guilherme do Salão disse que é preciso ampliar a discussão sobre o tema e envolver outros setores da administração municipal. O presidente da CEV deliberou que a comissão fará uma visita ao Hospital Samaritano Paulista, que criou o Programa de Reabilitação Pós-Covid, que oferece um atendimento integrado, com tratamento especializado e personalizado à necessidade de cada paciente com sequelas.