CEV que trata da urbanização da Avenida Ferroviária I defende permanência dos moradores no local durante as obras
Por Nicole Vasques
A Comissão Especial de Vereadores (CEV), de autoria do vereador Xuxa (PSDB), instaurada para tratar sobre a urbanização da Avenida Ferroviária I, na Vila dos Pescadores, divulgou seu relatório final na sessão ordinária de terça (23/09). De acordo com o documento, existe uma preocupação do Poder Executivo e do Legislativo para que os moradores não precisem ser removidos das casas onde vivem em função das obras.
A comissão foi composta pelos vereadores Xuxa, presidente, Ronaldo da Comissão (PSD), relator, e Edson Mota (União Brasil), membro. Em um dos encontros na Câmara no mês de junho, na presença do secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Marcos Silva Quarterolli, destacou-se que está em execução a primeira fase de urbanização da Vila dos Pescadores, contrato firmado com a empresa Terracom.
Na reunião, foram apontadas projeções para a urbanização da região. Xuxa questionou a possibilidade de colocar a tubulação de água e esgoto por baixo da linha férrea e se a área de lazer local (quadras de futebol) será afetada, pois é muito importante manter os espaços de recreação da população. Ronaldo também defendeu a permanência da área de lazer. “Caso seja retirada a quadra, queremos saber qual será contrapartida para os moradores”, questionou ele. Em resposta, o secretário de Obras informou que será fundamental ter muito diálogo [com os moradores] para, a cada passo da obra, trazer sempre a comunidade para perto.
Foi pontuado que, por meio de processo licitatório, foi escolhida a empresa que executará as obras de drenagem e viário da avenida Ferroviária. Antes da edição da ordem de serviço das obras, de acordo com o relatório final, será realizada uma reunião com representantes da população envolvida, Poder Público, empresa vencedora do certame, Terracom e demais interessados para alinhamento da execução. As obras serão realizadas concomitantemente com as que já estão em andamento na área de Urbanização, então o alinhamento é considerado imprescindível para a eficácia da operação.
Diante do exposto, o presidente da CEV, Xuxa, informou que aguardará a realização da reunião de alinhamento para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. Caso seja necessário, será avaliada a instauração de uma nova CEV sobre o mesmo tema.