CEV que trata de serviços para pessoas com deficiência define plano de trabalho
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Cubatão se reuniu hoje (18/06) para definir seu plano de trabalho. O encontro com a presença do representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPcD), Edison Araújo; a assessora de Política para as Pessoas com Deficiência, Josilene Alves dos Santos; a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Beatriz Pedrosa, e o terapeuta ocupacional Eduardo Carvalho do Departamento de Atenção à Saúde. O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) também participou da reunião.
Edison Araújo lembrou que, em 2023, durante a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, algumas medidas foram definidas como prioritárias, como o Censo Municipal, principal fonte de dados demográficos e estatísticos sobre a população. "No Censo, teremos como localizar as pessoas com deficiência e ver a necessidade de cada um, pois têm muitos que estão em anonimato", declarou o representante do CMPcD.
O vereador Alessandro lamentou a ausência dos representantes das pastas da secretária de saúde e educação que não estavam presentes na reunião e citou que em 2025 a acessibilidade ainda é um grande desafio e são mínimos os feitos a essa população. "Saio bastante frustrado, pois sempre ouvimos as mesmas críticas e o que mais me entristece é saber que temos recursos. Tem o papel de quem faz, quem vive e quem cobra".
Beatriz Pedrosa pontuou que é responsabilidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, organização responsável pela gestão da saúde no município, as áreas de especialidades e a criação do futuro centro MultiTEA. Ela defendeu a proposta de não separar ou segregar, mas sim garantir uma maior atenção uma parcela da população com deficiência. “O aumento nos diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista foi alto e, por este motivo, a Casa da Esperança não está suportando a demanda", afirmou a diretora.
No final da reunião, o presidente da CEV deliberou por solicitar informações sobre o número de PcDs atendidas nos equipamentos de saúde da cidade. Tinho também afirmou que os secretários serão novamente convocados para as reuniões da comissão.