CEV reúne administradores das UBS para discutir melhorias no fluxo de atendimento das unidades
Por Denise Crescêncio
Presidida pelo vereador Marcinho (PSB), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da melhoria do fluxo de atendimento das unidades se reuniu na última quarta-feira (21/05) com os representantes da entidade Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) que administra os serviços de saúde nas unidades básicas de Saúde em Cubatão. Além dos gestores da entidade, os parlamentares Guilherme do Salão (PSB), Topete (PSD) e Batoré (AGIR) também compuseram a mesa de discussão.
Reforçando a urgência para a mudança desse cenário, Marcinho trouxe ao debate alguns casos de munícipes que estão há mais de seis meses na fila de espera aguardando por marcação de exames, consultas, procedimentos cirúrgicos, incluindo nessa lista mulheres gestantes. “Uma das maiores falhas hoje está no acolhimento ao paciente”, destacou o parlamentar.
Fazendo coro à fala do parlamentar, Guilherme do Salão alertou para a prioridade no atendimento às gestantes: “Precisamos ter uma atenção maior com a gestante. Ela está gerando outra vida e sem a devida atenção corremos o risco de perder duas”, declarou o vereador. Outro ponto levantado foi a desorganização na atualização de dados cadastrais dos pacientes que precisa ser corrigida com urgência.
Silvia Urbanisk, gerente assistencial da Caminho de Damasco, reconheceu que hoje há falhas no acolhimento aos pacientes das UBS e citou que o trabalho de aprimoramento dessa etapa foi iniciado pela organização. “É importante que o enfermeiro e os profissionais de acolhimento ampliem o olhar sobre os pacientes”, declarou Silvia.
Uma das propostas levantadas é a de inserir nas unidades profissionais capacitados para orientar e tirar as dúvidas dos pacientes após o acolhimento. A próxima reunião da comissão acontecerá na próxima quinta-feira, 29/05, na sala de reuniões da Câmara.