CEV sobre atendimento para adultos atípicos na UME Princesa Isabel discute construção de novo centro
A Comissão Especial de Vereadores (CEV), presidida pelo vereador Topete (PSD), que dispõe sobre o atendimento para jovens e adultos que necessitam de atenção especializada em Cubatão, se reuniu ontem (17/12) com mães atípicas e representantes de secretarias municipais. Durante o encontro, os participantes citaram a importância de profissionais multissetoriais para o atendimento na Unidade Municipal de Ensino (UME) Princesa Isabel e abordaram a construção de um novo centro de assistência, que deve ser inaugurado entre o ano que vem e 2027. Estiveram presentes a secretária de Educação, Danielle Souza, o secretário de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Dias, representando a Saúde, e representantes da Assistência Social.
Atualmente, na UME Princesa Isabel, dois grupos distintos são acolhidos: jovens menores de 18 anos, de segunda a sexta, e adultos e ex-alunos, que participam de oficinas ao menos duas vezes por semana. Após tomar a palavra, a secretária Danielle afirmou que já houve licitação para a construção de duas salas na UME Princesa Isabel destinadas ao atendimento dos jovens e adultos, e que já há uma empresa ganhadora. Essas salas, porém, serão remanejadas para o novo centro, que ainda está em fase de planejamento. Os participantes debateram que a proposta é aumentar a frequência do atendimento para quatro dias.
Segundo Rodrigo Dias, que lidera a pasta da Saúde de forma interina, o órgão estuda a realocação de enfermeiros admitidos em concurso público para atuar na unidade. Danielle ressaltou que, para além da Educação, a responsabilidade é de diversas secretarias. “Eu acho que é uma oportunidade, realmente, para o município pensar em um espaço. Nós temos a proposta de levar a contratação de uma associação que trabalha com pets, com animais”, adiantou ela. “Eu acho que é um período, também, muito importante para a gente caminhar em conjunto, para viabilizar. É uma transição”, completou a secretária.
Durante o encontro, as mães também salientaram a importância de fazer reparos na infraestrutura da UME Princesa Isabel e a contratação de profissionais para estimular os atendimentos nas áreas da Cultura, por exemplo. Segundo Joselene Alves dos Santos Dias, representante da Assistência Social, a pasta, a princípio, acompanhará a rotina dos atendidos na UME para traçar um diagnóstico das demandas do grupo. Depois, quando o novo centro estiver finalizado, o município também pretende oferecer o transporte para quem usufruir dos serviços.
Além de Topete, compareceram à reunião os vereadores Alessandro Oliveira (Republicanos), Guilherme do Salão (PSB), Edson Mota (União Brasil) e Xuxa (PSDB). Os participantes marcaram uma nova reunião para o dia 19 de janeiro, ocasião em que a pasta de Assistência Social apresentará propostas concretas às mães.