CEV sobre atendimento para adultos atípicos na UME Princesa Isabel discute construção de novo centro

CEV sobre atendimento para adultos atípicos na UME Princesa Isabel discute construção de novo centro

Autor: Arthur Rosa/CMC

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), presidida pelo vereador Topete (PSD), que dispõe sobre o atendimento para jovens e adultos que necessitam de atenção especializada em Cubatão, se reuniu ontem (17/12) com mães atípicas e representantes de secretarias municipais. Durante o encontro, os participantes citaram a importância de profissionais multissetoriais para o atendimento na Unidade Municipal de Ensino (UME) Princesa Isabel e abordaram a construção de um novo centro de assistência, que deve ser inaugurado entre o ano que vem e 2027. Estiveram presentes a secretária de Educação, Danielle Souza, o secretário de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Dias, representando a Saúde, e representantes da Assistência Social. 

Atualmente, na UME Princesa Isabel, dois grupos distintos são acolhidos: jovens menores de 18 anos, de segunda a sexta, e adultos e ex-alunos, que participam de oficinas ao menos duas vezes por semana. Após tomar a palavra, a secretária Danielle afirmou que já houve licitação para a construção de duas salas na UME Princesa Isabel destinadas ao atendimento dos jovens e adultos, e que já há uma empresa ganhadora. Essas salas, porém, serão remanejadas para o novo centro, que ainda está em fase de planejamento. Os participantes debateram que a proposta é aumentar a frequência do atendimento para quatro dias. 

Segundo Rodrigo Dias, que lidera a pasta da Saúde de forma interina, o órgão estuda a realocação de enfermeiros admitidos em concurso público para atuar na unidade. Danielle ressaltou que, para além da Educação, a responsabilidade é de diversas secretarias. “Eu acho que é uma oportunidade, realmente, para o município pensar em um espaço. Nós temos a proposta de levar a contratação de uma associação que trabalha com pets, com animais”, adiantou ela. “Eu acho que é um período, também, muito importante para a gente caminhar em conjunto, para viabilizar. É uma transição”, completou a secretária. 

Durante o encontro, as mães também salientaram a importância de fazer reparos na infraestrutura da UME Princesa Isabel e a contratação de profissionais para estimular os atendimentos nas áreas da Cultura, por exemplo. Segundo Joselene Alves dos Santos Dias, representante da Assistência Social, a pasta, a princípio, acompanhará a rotina dos atendidos na UME para traçar um diagnóstico das demandas do grupo. Depois, quando o novo centro estiver finalizado, o município também pretende oferecer o transporte para quem usufruir dos serviços.

Além de Topete, compareceram à reunião os vereadores Alessandro Oliveira (Republicanos), Guilherme do Salão (PSB), Edson Mota (União Brasil) e Xuxa (PSDB). Os participantes marcaram uma nova reunião para o dia 19 de janeiro, ocasião em que a pasta de Assistência Social apresentará propostas concretas às mães.