Cléber do Cavaco homenageia Banda Marcial da UME Rui Barbosa com moção de aplausos
Por Nicole Vasques
O vereador Cléber do Cavaco (PSD) apresentou hoje (19/08), em sessão ordinária, uma moção de aplausos à Banda Marcial da Unidade Municipal de Ensino (UME) Rui Barbosa. De acordo com o parlamentar, a homenagem se deu em função do talento, da dedicação e do espírito de união do conjunto musical.
Fundada nos anos 1990, a Banda Marcial da UME Rui Barbosa começou como fanfarra e também já foi banda de percussão. No dia 27 de julho deste ano, no 8º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos, consagrou-se campeã em sua categoria.
Segundo Cléber do Cavaco, o objetivo é homenagear os músicos, coreógrafos, instrutores e, especialmente, o Maestro Delgado Pios, que tem guiado a banda a patamares cada vez mais altos por meio da liderança, técnica e paixão pela música. O parlamentar também destacou a excelência da coreógrafa Marcela Passos e o apoio da diretora da UME, Joelma Luciene Molinari.
Ao comentar sobre a moção, o representante do PSD afirmou que houve participação de todos os vereadores da Casa nessa homenagem, uma vez que os colegas estão sempre propondo melhorias para a área. "A música transformou a minha vida e eu sei que está transformando a vida dessas crianças. Eu queria pedir uma salva de palmas para esses jovens e para todos os presentes", disse o autor da moção.
Guilherme Amaral (PSD) disse que é necessário parabenizar toda a banda, mas também o corpo coreográfico, já que sem esses membros as apresentações ficariam incompletas. O vereador chamou atenção para o fato de o Brasil ser um país desigual, o que torna necessário fomentar diversos tipos de culturas para os cidadãos. "Nós sabemos que a difusão de cultura nesse país ainda não é democratizada e o consumo de cultura é bastante caro. Então, o nosso papel enquanto promotores de políticas públicas é de facilitar a difusão de cultura para dar oportunidades para as pessoas terem acesso a outros tipos de arte", afirmou o representante do PSD.
Tinho (PSD) parabenizou a iniciativa destacando o poder transformador da cultura. Batoré (Agir) ainda ressaltou que o município é reconhecido fora da região devido às ações culturais realizadas. "Eu fico admirado quando vejo que a nossa cidade sai do nosso perímetro com o objetivo de ser campeã, de conquistar títulos e trazer um retorno. Isso é gratificante", elogiou o parlamentar.