Cléber do Cavaco quer ampliar o diálogo com associações de moradores e coletivos da cidade

Nessa entrevista, o presidente da Câmara Municipal de Cubatão no biênio 2023-2024, Joemerson Alves de Souza, o Cléber do Cavaco (PL) comenta, entre outros assuntos, sobre as prioridades para este ano, as medidas para aproximar o parlamento da população e a relação do parlamento com o Executivo Municipal.

Cantor e compositor, nascido em São Vicente (SP), o novo chefe do Legislativo chegou em Cubatão em 1983 com apenas 2 anos. Ao longo de sua trajetória profissional, Cléber do Cavaco trabalhou como aprendiz no serviço público e como operador de empilhadeira no Polo Industrial. Depois de algum tempo, o novo presidente da Câmara passou a se dedicar integralmente ao exercício de músico e compositor. No trabalho social, Cléber do Cavaco participou do projeto Banda Siri na Lata e de campanhas solidárias de arrecadação s doação de brinquedos e de fraldas geriátricas às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nas eleições de 2016, em meu primeiro mandato, Cléber do Cavaco foi eleito com 1.046 votos pelo PRB e em 2020, já pelo PL (atual partido), o parlamentar conseguiu ampliar sua votação para 1483 votos. O chefe do Legislativo Cubatense atua preferencialmente nas áreas da saúde, cultura, emprego e educação.

Origem do Nome
“Surgiu logo após o nascimento, meus pais tinham cada um uma preferência, a mãe por Joemerson e o pai, Cléber. Meu registro foi feito com o nome Joemerson, porém, no dia a dia, ao notar a dificuldade na pronúncia, o nome Cléber foi sendo usado como primeira opção, justamente pela facilidade e assim foi até a adolescência”. Foi nessa época que o parlamentar ganhou de um amigo um cavaco e começou a tocar pela escola de Samba Independência do Jd. Casqueiro, passando a utilizar o nome artístico de Cléber do Cavaco também na vida política.

Projetos mais importantes
“Nesses dois mandatos, posso destacar seis matérias: criação do mês do Nordestino em Cubatão; instituição do programa de ajuda psicológica voluntária para alunos na rede municipal de ensino; criação do programa ‘Música na Escola’; lei de transparência nos Conselhos Municipais; lei de proibição de canudos de plástico nos estabelecimentos comerciais; e, por último, criação da lei que obriga que os supermercados da cidade ofereçam carrinhos de compras adaptados pra crianças com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Poder Executivo
“Para o próximo biênio à frente do Legislativo Municipal garanto que não faltará comprometimento e diálogo. Minha atuação será pautada na relação harmônica e independente do parlamento com o Poder Executivo. Tenho um excelente diálogo com o prefeito Ademário Oliveira, e tenho certeza de que essa harmonia continuará durante esse biênio ao qual seguiremos apoiando e cobrando quando necessário”.

Prioridade
“Minha prioridade é dar sequência aos projetos já firmados pela gestão anterior como, por exemplo, a reforma do prédio do Legislativo Cubatense, que possui inúmeros problemas estruturais, como pontos de infiltração”.

Relação entre os Pares
“Pretendo conduzir minha gestão pela busca do diálogo a fim de construir pontes, superando eventuais diferenças políticas e partidárias. Espero que todas as discussões na Câmara possam resultar em melhorias para a população, pois esse é o objeto principal do parlamento”.

Diálogo
“Na minha gestão buscarei a ampliação do diálogo com a população, tornando mais frequente as reuniões com os representantes e lideranças de bairros, assim como os coletivos da cidade, sejam eles da cultura, esporte ou qualquer outro área que precise de uma atenção especial”.

Mensagem
“Quero deixar uma mensagem de esperança e otimismo para a população, pois a cada dia que passa o cubatense tem o seu sentimento de autoestima e pertencimento elevado pelas conquistas recentes. Que possamos trabalhar ainda mais para que esse ciclo virtuoso não pare nos próximos anos”.

Filho de João Zacarias e Josefa Alves da Conceição, Cléber do Cavaco é casado com Sandra Maria, pai de três filhas (Maria Leticia, Cecília e Melissa) e reside na Vila dos Pescadores.