Cléber do Cavaco solicita nova unidade do SAMU na Vila Nova

Cléber do Cavaco solicita nova unidade do SAMU na Vila Nova

Autor: Rodrigo Palassi

Danilo Bonifácio sob supervisão 

O vereador Cléber do Cavaco (PSD) solicitou ontem (10/06), em sessão plenária, a instalação de uma nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Praça Nossa Senhora de Fátima, na Vila Nova, próximo ao Hospital Municipal de Cubatão. O parlamentar pede que a Prefeitura realize um estudo técnico para avaliar a viabilidade da proposta.  

A ideia surgiu pela localização, já que a base ficará próxima ao local conhecido como "Quarteirão da Saúde". Ela terá duas rotas de ligação aos bairros da cidade, incluindo a Avenida Martins Fontes e a Avenida 9 de Abril, a principal via do centro às rodovias que cortam a cidade. 

"O intuito é desafogar a unidade do Jardim Casqueiro, tendo em vista que, quando tem ocorrências nos bairros da Cota, Vila Esperança ou na própria Anchieta, fica distante se locomover à base do SAMU para o atendimento. Sabemos que, com um estudo, podemos manter e respeitar a história e devoção da praça, com uma capela um pouco mais à frente. E que, no espaço próximo às vias, seja instalada a nova base", concluiu o parlamentar. 

Em voto favorável, os vereadores destacaram a necessidade de um novo espaço voltado aos trabalhos do SAMU para contemplar as ambulâncias próximas ao Hospital e Pronto Socorro Central do município. O vereador Tinho (PSD) destacou que o espaço da praça é muito maior que o atual. "Falamos tanto do quarteirão da saúde, o local é ideal onde a base seja instaurada, pois no Jardim Casqueiro não possui estrutura para uma base de atendimento e equipamento tão importante na cidade", afirmou ele.

Ronaldo da Comissão (PSD) concordou com a fala do vereador Tinho em relação à sujeira localizada no entorno da Praça Nossa Senhora de Fátima, além do excesso de pessoas de situação de rua no local e outros impasses.

Outros Requerimentos 

O parlamentar do PSD também apresentou outros requerimentos, incluindo o pedido para implantar um banheiro público móvel (trailer) com acessibilidade, voltado para pessoas com deficiência nas feiras livres na cidade. A disponibilização deste equipamento facilita o transporte de uma localidade para outra, beneficiando os PCDs.  

Os trailers contarão com escada retrátil independente e uma plataforma elevatória, com material antiderrapante no interior de suas instalações. "As pessoas que utilizam e trabalham nas feiras, muitas vezes tem um mal-estar e precisam ir ao banheiro, ou trocar a fralda do filho, é inadmissível não ter um trailer para atender aos nossos munícipes", destaca o vereador. 

Outro requerimento se refere à instalação de fraldários nos espaços de grande circulação na cidade, como o Parque Anilinas, que conta com um cinema em seu interior, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o Píer do Casqueiro etc. A proposta tem o objetivo de pensar no bem-estar coletivo, principalmente mães, pais e cuidadores que ao estiverem presentes nestes espaços possam aproveitar com tranquilidade sabendo que haverá um lugar com higiene e conforto para as crianças. 

Cléber do Cavaco ainda pediu a ampliação de uma ciclovia na Vila dos Pescadores, a fim de atender aos moradores da Vila Pelicas, facilitando o deslocamento dos ciclistas e residentes que atualmente necessitam utilizar a pista norte da Rodovia Anchieta ou pela Avenida Tancredo de Almeida Neves, correndo risco de acidentes sob as vias.  O parlamentar destaca que a ciclovia existente nas imediações da Transpetro só atende à principal via da Vila dos Pescadores, não tendo ligação com bairros próximos e municípios vizinhos.  

A instalação de um sistema de bicicletas compartilhadas e tótens destinados a manutenção dos mesmos veículos em pontos estratégicos, como os parques e o píer do município, projeto já existente em cidades vizinhas como Praia Grande e Santos, foi um dos requerimentos apresentados pelo parlamentar, facilitando o fluxo de deslocação nos munícipes, assim como na melhoria a saúde e redução de gases poluentes ao ambiente. 

Após aprovação pela Casa Legislativa, os requerimentos seguem para sanção do Poder Executivo.