Com a presença de bispo diocesano, Sessão Solene celebra a importância da família na sociedade
Por Nicole Vasques
A Câmara Municipal de Cubatão promoveu em plenário, ontem (21/08), a Sessão Solene Alusiva à Semana da Família. Presidida por Marcinho (PSB), a solenidade teve como orador oficial o Bispo da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Além dos parlamentares, estiveram presentes o Prefeito César Nascimento; o secretário municipal de governo, o vereador licenciado Allan Matias, e os ex-presidentes da Câmara Donizete Tavares do Nascimento, criador da lei que institui esta Sessão Solene na cidade, e Rodrigo Alemão. "Vamos tocar a nossa trombeta de maneira forte, levantar a voz, nos unirmos em torno dos valores da família para fazer cair as barreiras que perturbam, que dificultam a vida e a caminhada dela", disse o bispo Dom Tarcísio.
Durante o evento, foram homenageadas pessoas indicadas pelas bancadas com representação na Câmara. Pela bancada do Agir, os escolhidos foram o casal Vanildo Martins dos Santos e Maria Zelem Martins dos Santos; pela bancada do União Brasil, Hailton Santana Agoleti e Maria José da Silva Agoleti; pela bancada do PSD, Maria Gorette Lima da Silva; pela bancada do PSDB, Cleide Maria da Silva Santos; pela bancada do Republicanos, Anderson Oliveira da Silva e Simone Fernandes Ramos Silva e, pela bancada do PSB, Adão Laércio da Silva e Zilda Maria Guilherme da Silva.
Um casal de cada paróquia do município também foi homenageado. Luiz Carlos de Oliveira e Ivonete Siqueira de Oliveira foram os escolhidos da Paróquia Nossa Senhora da Lapa; Cristiano Reis e Nivia Cristina S. C. Reis, da Paróquia São Judas Tadeu e, por fim, Francisco Dantas Lins e Maria da Conceição T. Lins foram os homenageados pela Paróquia São Francisco de Assis.
Dom Tarcísio Scaramussa afirmou que esta Sessão Solene é um evento anual importante para a cidade, já que torna possível discutir sobre família nos âmbitos das políticas públicas, educação, cultura, saúde e habitação. Segundo o bispo, neste ano vivemos o “Jubileu” pelos 2025 anos do nascimento de Jesus. "A realização desta sessão, a presença de vocês aqui, é um sinal que traz alegria. Deve nos levar a este júbilo, porque é tanta gente, tanta instituição que realmente continua acreditando na família e comprometida para a promoção da família para que ela possa realizar sua missão", afirmou Dom Tarcísio.
O bispo destacou que a sessão incentiva o pensamento sobre novas realidades de convivência e solidariedade mundial. Além disso, reforçou que, apesar das dificuldades que a família enfrenta hoje, nas esferas social, econômica e cultural, continua tendo valor.
Durante a sessão, foram lidas biografias de cada casal e pessoa homenageada para jogar luz sobre seus desafios e conquistas. Depois disso, o Prefeito tomou a vez na tribuna e recordou que sua história com a Igreja teve início ainda na infância, pois como o pai não era uma pessoa de diálogo, ele ia para a Igreja conversar com Deus.
"[Era] uma família grande, de oito irmãos. Passamos por algumas privações, mas minha mãe sempre perseverante, sempre guerreira, nunca nos deixou faltar nada [...]. E esse exemplo de família que nós temos que ter hoje para os nossos filhos. Nós temos que ser porto seguro", disse o chefe do Executivo. "Na frente deles, temos que mostrar força, que nós somos raiz e eles são a árvore que vão dar fruto amanhã", completou ao dizer que é necessário cuidar da família, já que ela é a base de tudo.
Por fim, o vereador Marcinho agradeceu pela presença de Dom Tarcísio, da população cubatense e todos que tornaram a sessão solene possível. Ele pediu que Deus ore pela cidade de Cubatão, pelo Brasil e pela família, que, segundo afirmou, foi a primeira comunidade instituída por Deus.
"A missão que nos foi confiada como legisladores, e àquele que está no Executivo, é viver pelo bem comum, o bem dos outros, não para o nosso bem próprio. Então, Deus nos deu essas graças para que nós possamos ser referência para os nossos filhos, os nossos netos. Que eles possam olhar em nós, que nós somos aquele instrumento do bem comum", afirmou o representante do PSB.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Cubatão no canal aberto 48.2 e pelas redes sociais da emissora (Facebook e Youtube).