Comissão aponta ações imediatas para segurança das escolas municipais

Foto: Felipe Belchior

Na manhã desta quarta (19), ocorreu no anfiteatro da Câmara, a segunda reunião para ações emergentes nas unidades escolares. O vereador Alessandro Oliveira (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública, ouviu os representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Educação (CME) e Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), que apresentaram medidas e apontaram a falta de celeridade nas providências para o âmbito escolar.

O psicólogo do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Mohamad Abdul Rahim, apresentou as ações estipuladas pela administração, como a implantação de mais comitês com os programas intersetoriais da Saúde, Assistência Social e Educação. Além da prevenção psicológica, o representante também sugeriu a efetivação dos conselhos escolares com o intuito de envolver pais e responsáveis dos estudantes.

Edgar Costa, representante do CME, comentou que a baixa frequência dos pais nas reuniões existentes nas escolas do município preocupa os professores e coordenadores pedagógicos. O conselheiro também criticou o descumprimento das propostas de segurança por parte da administração municipal.

Por sua vez, o corregedor da GCM, Danilo Falcão garantiu que existe um trabalho intensivo de trabalho das guardas dentro e fora das escolas. O representante ainda requereu o pedido de maior ronda escolar por meio dos canais de atendimento, caso ocorra falhas nos serviços de segurança.

Paula Albuquerque, presidente do SindPMC, ressaltou a situação de insegurança e o esforço árduo dos professores no local de trabalho. A educadora também apontou a falta de interesse do governo municipal e criticou a precariedade nas políticas públicas.

Durante a reunião, Alessandro Oliveira criticou a administração municipal pela ausência dos orientadores e responsáveis das pastas convocadas. O vereador esclareceu que a ideia era discutir as ações à médio prazo com os profissionais da área. Além disso, o parlamentar afirmou que continuará cobrando celeridade no cumprimento das medidas prometidas pelo Poder Executivo.