Comissão convocará CDHU para esclarecer problemas estruturais no Conjunto Mário Covas

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os impactos das obras realizadas pelas empresas TMK Engenharia e CDHU no Conjunto de Mário Covas se reuniu hoje (3) e decidiu que, diante da falta de esclarecimentos da companhia estadual durante os trabalhos da  Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratou do mesmo problema, vai intimar os representantes da CDHU para explicar se existe ou não risco na construção de  novas unidades no local. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Topete, e contou com a participação do parlamentar Afonsinho (PSDB).

A CDHU informou, por meio de email enviado à CEV, que não possui nenhum vínculo com a TMK Engenharia, a qual foi contratada pela Prefeitura de Cubatão para executar as obras de infraestrutura no Conjunto Mário Covas. A companhia também mencionou que, até o momento, não iniciou as obras dos novos prédios no local, de modo que não pode ser responsabilizada por eventuais problemas causados pela TMK Engenharia

Durante os trabalhos da CEV, os parlamentares decidiram que notificariam a Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) e o Corpo de Bombeiros da cidade de Cubatão para que emitam um laudo técnico sobre o estado atual dos prédios e os impactos que a nova obra pode causar.

Na ocasião, Topete explicou que, após a expedição desses laudos técnicos, a comissão analisará, juntamente com a Procuradoria Legislativa, a possibilidade de solicitar a paralisação das obras, até que os vícios de construção dos imóveis e as avarias sejam solucionados. A comissão também sugeriu na época que, até que o laudo seja emitido, se avalie o pedido de suspensão do pagamento das parcelas dos moradores atingidos pelos problemas estruturais nos apartamentos do Conjunto Mário Covas.

Durante as reuniões da CEV, moradores do Conjunto Mário Covas sugeriram o afastamento do canteiro de obras, pois, segundo eles, o local fica muito próximo aos prédios, causando sérios problemas no dia a dia da comunidade, elevando a sensação de perigo e medo dos moradores. Atualmente, mais de 160 famílias moram nos blocos 101, 111, 121, 131 e 141 do Conjunto Mário Covas, considerados os mais danificados em termos estruturais e que ficam mais próximos das obras de responsabilidade da TMK Engenharia.