Comissão de Inquérito discute soluções para enchentes no Vale Verde

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga eventuais ações e omissões de órgãos públicos e concessionárias nas frequentes enchentes que ocorrem no bairro Vale Verde se reuniu ontem (24) com representantes do governo, da Rumo Logística, Ecovias e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O encontro foi conduzido pelo vereador Alessandro Oliveira (PL), presidente da CEI, e contou com a participação dos parlamentares Rodrigo Alemão (PSDB), Rafael Tucla (Progressistas) e Guilherme do Salão (PROS).

Edilton Barbosa Santos, chefe da Divisão de Limpeza Urbana da Prefeitura, comentou que intervenções pontuais melhoraram o escoamento das águas. Ele afirmou que os problemas no Vale Verde exigem novas obras, principalmente em relação à rodovia, administrada pela Ecovias, que é mais alta do que o bairro.

Naelson Candido Santos, gerente de Engenharia da Ecovias, disse que para resolver a questão da drenagem no Vale Verde é necessário uma ação conjunta com todos os atores envolvidos, pois se todo o trecho problemático não sofrer as intervenções que cabem a cada órgão responsável o resultado final poderá ser prejudicado. O representante da Ecovias disse que a primeira ação no local deve ser feita na área do manguezal a fim de retirar a “tampa” que existe na região, para, posteriormente, realizar um estudo hidrográfico nos demais trechos. Santos ainda disse afirmou que a empresa pode apoiar a Prefeitura de forma pontual.

Rodrigo Verardino De Stéfani, relações institucionais da Rumo Logística, disse que a empresa não pode contratar serviços para intervenções específicas fora da sua área de atuação, mas disse que poderia auxiliar em serviços pontuais, como ceder algumas máquinas para auxiliar a Prefeitura. O gestor explicou que os sedimentos gerados na remoção nas áreas da concessionária precisam de destinação específica, pois são materiais que podem estar contaminados. De Stéfani solicitou que a administração auxilie nesse processo e que formalize o pedido para que a Rumo atue fora de sua área de concessão.

Halan Clemente, secretário de Meio Ambiente, disse que já iniciou tratativas junto à Cetesb para resolver a questão ambiental no trecho de mangue da rede de drenagem, faltando alguns estudos técnicos que especifiquem a quantidade de sedimentos que serão removidos, bem como os equipamentos que serão utilizados para realizar o serviço.

Os vereadores questionaram a Cetesb sobre os atuais impedimentos ambientais para resolver o problema da drenagem no Vale Verde e pediram que o órgão estadual encaminhe todos os pedidos realizados pela Prefeitura para as licenças para a obra. Marcos Cipriano, gerente da unidade Cubatão da Cetesb, afirmou que já concedeu uma autorização emergencial para desobstrução do canal, que passa pelo mangue, e para a intervenção dentro do bairro.

Alessandro Oliveira informou que a próxima reunião da CEI ocorrerá no dia 28 de março (segunda) e contará com a presença dos representantes da Terracom, que fornecerão informações sobre os sedimentos provenientes das intervenções nos terrenos das concessionárias.