Comissão de Inquérito exige que Rumo apresente soluções para problemas no 31 de Março
Por Michel Carvalho
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura as responsabilidades e os impactos das obras do viaduto na entrada do bairro 31 de Março se reuniu hoje (23/04), no anfiteatro do Legislativo, para discutir ações concretas para mitigar os prejuízos à população local com o novo modal. O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara, o vereador Alexandre Topete (PSD), e contou com a participação do secretário de Manutenção e Serviços Públicos, Elmo Ferreira, além de moradores daquela comunidade.
Topete lamentou, mais uma vez, a ausência de representantes da Rumo Logística na reunião e pela falta de respostas aos inúmeros ofícios enviados pelo Legislativo à empresa, que é responsável pelas obras. O presidente da Câmara ressaltou que ingressou como uma petição na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná, para exigir que a concessionária preste esclarecimentos sobre os problemas que estão sendo causados aos moradores.
Zillian Assunção, da comissão de moradores do bairro, informou que hoje o maior temor da comunidade local é o fechamento da Rua Paraíba, única passagem para locomoção das pessoas na região. O representante, que vive há 50 anos nos arredores da obra do viaduto, afirmou que muitos idosos estão impossibilitados de realizar suas atividades cotidianas, como ir à unidade básica de saúde (UBS) ou levar o neto à escola. O morador explica que a passarela apresenta lances de escada, o que dificulta a locomoção dos mais velhos.
Em seguida, Gleice Silva, coordenadora da UBS do 31 de Março, reforçou que a plataforma em questão apresenta falta de acessibilidade, o que coloca em risco a mobilidade da população. Segundo a gestora, o atendimento domiciliar de pacientes acamados está sendo dificultado por essas intervenções viárias no local. “O idoso acaba sofrendo calado”, lamentou ela.
No final da reunião, Topete afirmou que a CEI deve aprofundar as investigações e cobrar os responsáveis por esses problemas de mobilidade e infraestrutura no local. O presidente da Câmara também citou que realizará uma audiência pública na Câmara, convocando, além da Rumo Logística, representantes do Poder Executivo e moradores da região. O chefe do Legislativo ainda sugeriu a realização de um abaixo-assinado para fortalecer o pedido junto à concessionária.