Comissão de Segurança Pública discute medidas para tranquilizar comunidade escolar

Foto: Leonardo Cruz

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara promoveu hoje (14), no anfiteatro do Legislativo, uma reunião para discutir soluções para tranquilizar a comunidade escolar de Cubatão. O vereador Alessandro Oliveira (PL), presidente do grupo de trabalho, conduziu os trabalhos, que contou com a participação dos representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e secretaria municipal de Educação (Seduc).

Viviane Barbosa, psicóloga do CAPS, ponderou a debilidade dos professores por motivo da falta de suporte no exercício da função. A psicóloga também propôs um momento de ouvir os alunos no intervalo das aulas e evidenciou maior atuação técnica no território escolar como prevenção da saúde mental.

A presidente do SindPMC, Paula Albuquerque, apontou o descaso com os educadores da cidade e a ausência de políticas públicas para a área da educação. Em concordância com a psicóloga, a representante também mencionou a falta de valorização dos professores e criticou a administração pelos projetos de capacitação não executados.

A conselheira tutelar, Ruteneia dos Santos, alegou que uma das origens da questão é o contexto familiar em que estão as crianças, enfrentando diversos problemas dentro de casa. Ruteneia ainda ressaltou que a falta de atividades nas escolas é um fator que acarreta a urgência e sugeriu um número maior de profissionais nas equipes.

Maria Lucia Peralta, diretora do Departamento de Ensino, mencionou a importância da integração entres as secretarias para combater a violência dentro e fora das unidades escolares. A representante também inteirou a atuação da Seduc nas escolas junto dos programas de saúde e comunicou o atendimento aos pais dos alunos.

Durante a reunião, Alessandro Oliveira esclareceu que o objetivo é tomar medidas urgentes de capacitação dos profissionais com os serviços disponibilizados. O parlamentar do PL comentou que a falta de interesse por parte do Executivo resulta na carência de soluções. Além disso, o vereador ainda pediu aos representantes sugestões para dar celeridade nos casos e informou a convocação dos orientadores para uma próxima reunião agendada na quarta (19).