Comissão de vereadores busca regularização da Liga de Futebol Amador de Cubatão
Por Nicole Vasques
De autoria do vereador Topete (PSD), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do esporte amador de Cubatão se reuniu hoje (07/10), na Câmara Municipal, para discutir a retomada da Liga de Futebol Amador da cidade. Durante o encontro, os representantes da associação informaram que uma nova diretoria já foi escolhida. Agora, a documentação seguirá para o cartório e, posteriormente, o grupo buscará recuperar o CNPJ antigo da entidade.
Daniel Henrique Macedo de Souza, representante da Liga, e Manoel Alves do Nascimento, ex-presidente do grupo e cotado para ocupar o mesmo posto na nova diretoria, estiveram presentes na reunião. Além de Topete, participaram os vereadores Afonsinho (PSD), Marcinho (PSB), Tinho (PSD) e Carioca (PSDB).
A CEV foi instaurada com o objetivo de identificar os principais desafios e necessidades do segmento, além de elaborar propostas concretas e viáveis para a valorização e o fortalecimento do futebol amador no município de Cubatão. Na última reunião, os participantes discutiram formas de evitar a perda definitiva do CNPJ da Liga, que atualmente consta como inexistente devido à interrupção das atividades.
Convocado para auxiliar a CEV, o contador Rafael Max atualizou os parlamentares sobre a atual situação do pleito. “É um trabalho burocrático, então eles [representantes da associação] tiveram tempo para organizar e entregar a documentação. A gente vai fazer uma primeira prévia de ata de estatuto [da Liga]”, contou o profissional. “Na semana passada o Daniel finalizou a documentação, entregou, e agora eu estou finalizando para eles assinarem e protocolar no cartório”, explicou ele.
O vereador Carioca questionou se os representantes da velha guarda do futebol de várzea cubatense estão cientes da intenção de retomar as atividades e se foram chamados para conversar. Daniel e Manoel ressaltaram que sim, e que foi necessário nomear seis pessoas para o quadro de dirigentes, mas posteriormente ele poderá ser atualizado.
Os parlamentares pretendem anexar ao processo da comissão os resultados alcançados assim que houver uma resolução. “Sem documentação, a gente não consegue chegar a lugar nenhum. Depois, vamos negociar a questão com a Prefeitura para ver se a gente consegue fazer alguma coisa e ativar a liga. Vocês montaram a diretoria, aí agora vai dar sequência no cartório”, disse o presidente da CEV.
Segundo Daniel, existem planos visando à promoção de um festival de veteranos alusivo ao Novembro Azul ainda neste ano. Para o ano que vem, o grupo pretende voltar a promover o campeonato Taça da Cidade de Cubatão.