Comissão de Vereadores discute obras no Bloco Cultural

Foto: Leonardo Cruz

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da cidade escutou ontem (6) o secretário municipal de Turismo, Fabrício Lopes e o primeiro-secretário do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC), Welington Borges. No encontro, o tema principal foi a reforma que está ocorrendo no Bloco Cultural, prédio situado entre a Câmara e a Prefeitura Municipal. A CEV é presidida por Alessandro Oliveira (PL) e contou com a presença do relator, o vereador Guilherme do Salão (PROS).

O parlamentar do PL questionou quais ações turísticas possuem na administração municipal que favorecem os patrimônios culturais. Alessandro Oliveira perguntou se os responsáveis pelas obras do Bloco Cultural estão operando com o aval do CONDEPAC. O vereador também reiterou o processo de tombamento nos imóveis da Vila Operária na Fabril e a responsabilidade da empresa Cesari em manter as estruturas.

Welington Borges esclareceu que nenhum encaminhamento da secretaria de Obras foi recebido no CONDEPAC solicitando um parecer sobre as reformas. O representante disse que foi aberto um processo de tombamento para preservar as fachadas e que aguarda um posicionamento da respectiva pasta sobre os impactos da construção na parte exterior dos blocos do Paço. Borges também informou que o órgão está acompanhando os projetos da empresa Cesari para a restauração dos imóveis tombados na Vila Operária.

Lopes ressaltou que sua pasta tem realizado estudos acerca do patrimônio turístico do município. O secretário esclareceu que o governo do estado de São Paulo possui uma regra para o repasse de recursos e mencionou dois programas que serão implantados futuramente, o "Educando para o Turismo" e o "Roda Cubatão". As iniciativas, segundo o gestor, irão visar o desenvolvimento econômico para o comércio local. Lopes ainda informou que a maior verba da secretaria do Estado de São Paulo procede do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

O secretário municipal de Obras, Marcos Quarterolli, também foi convocado para a reunião da CEV, mas não compareceu. Um novo encontro será agendado nos próximos dias.