Comissão de Vereadores discutirá condições de trabalho da Defesa Civil do Município

A cidade de Cubatão possui cinco áreas que devem ser monitoradas periodicamente pela Defesa Civil do Município, por conta dos riscos de deslizamentos e movimento de massa, tais como os bairros Pilões, Água-Fria, Cota 200 e outros, de risco médio e a Mantiqueira de risco alto. Essa situação exige que a Defesa Civil do Munícipio tenha condições de trabalho adequadas para oferecer um serviço de qualidade à população dessas áreas. Diante desse contexto, Rodrigo Alemão (PSDB) solicitou hoje (28), durante a sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para apurar a estrutura atual do órgão municipal.

Durante a apresentação do requerimento, o parlamentar ressaltou que Cubatão destaca-se pelas características de escarpas da Serra do Mar, cujo entorno há porções da vegetação do Bioma Mata Atlântica, floresta tropical úmida e ecossistemas associadas protegidos pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Além disso, as principais empresas do Polo Industrial estão exatamente localizadas as margens do pé da Serra do Mar, assim, segundo Rodrigo Alemão, “o cuidado com o monitoramento se faz ainda mais necessário”.

“A principal atribuição da Defesa Civil é reconhecer e identificar os riscos de desastres da região, através do mapeamento de riscos e preparação para o enfrentamento de adversidades, compreendendo ações como prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, menciona o parlamentar em sua justificativa. Ele destacou que é preciso investigar se hoje o órgão municipal apresenta plenas condições em termos de recursos humanos, orçamento e estrutura física.

O parlamentar do PSDB disse que é necessário apurar se a Defesa Civil Municipal está devidamente preparada para momentos de emergência extrema, como a que ocorreu recentemente no Litoral Norte de São Paulo, principalmente na cidade de São Sebastião, onde mais de cinquenta pessoas morreram em virtude das fortes chuvas. Rodrigo Alemão comentou que a comissão também discutirá a necessidade de um Plano Municipal de redução de riscos de desastres.