Comissão de Vereadores discutirá Sistema Cicloviário de Cubatão

Os parlamentares aprovaram hoje (25), durante sessão ordinária, o pedido de criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para estudar, debater e propor melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão. A iniciativa é do vereador Wilson Pio (PSDB) e, segundo ele, nasceu de uma reunião ocorrida na semana passada com grupos de ciclistas da cidade.

Segundo o parlamentar, o número de ciclistas está crescendo muito na cidade nos últimos anos. Ele apontou que a prática, além ser o principal meio de locomoção de boa parte dos cubatenses, promove ainda a vida saudável e pode fomentar o turismo de aventura no município.

Para o parlamentar, Cubatão pode se tornar referência em roteiros ecológicos em razão das paisagens e os desafios impostos pelas estradas e trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar. Wilson Pio destacou que esse tipo de atividade pode atrair ciclistas de toda parte do estado de São Paulo, contribuindo para o aquecimento do comércio local.

Allan Matias (PSDB) ressaltou que é preciso discutir dentro dessa CEV a necessidade de interligar as diferentes ciclovias da cidade, de modo a integrar os bairros mais afastados do centro, como Pinhal do Miranda, Fabril e Água Fria. O parlamentar comentou que algumas ciclovias do município estão no escuro, o que coloca em risco a segurança dos moradores que fazem uso dessas vias urbanas.

Rafael Tucla (Progressistas) lamentou o fato de que a lei, de sua autoria, que cria o Sistema Cicloviário em Cubatão, não ter sido colocada em prática pela administração municipal. A legislação tem como incentivo ao uso de bicicletas para a promoção da mobilidade urbana local, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Outras Comissões

Os parlamentares também aprovam o pedido de reabertura de Comissão Especial de Vereadores (CEV), de autoria de Rodrigo Alemão (PSDB), que discute a atualização do Plano Diretor Municipal. Segundo o vereador, o atual instrumento regulatório está defasado desde 1998, o que impede, segundo ele, o desenvolvimento econômico e urbanístico da cidade.

A Câmara ainda aprovou o pedido de reabertura de CEV que discutirá a regularização fundiária dos imóveis da Vila Ponte Nova. A iniciativa também é do vereador Rodrigo Alemão.