Comissão de vereadores fiscalizará serviços e obras da CDHU na cidade

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

Os parlamentares aprovaram hoje (15), durante a 12ª Sessão Ordinária, a abertura de duas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs). Uma delas pretende acompanhar e fiscalizar os serviços prestados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) na cidade. A iniciativa é do vereador Wilson Pio (PSDB) e tem o objetivo de cobrar melhorias nos bairros que abrigam os projetos habitacionais da CDHU em Cubatão.

Segundo Wilson Pio, os munícipes de baixa renda, residentes em áreas de preservação ambiental, cadastrados ou não nos projetos da CDHU, aguardam ainda hoje uma moradia nos conjuntos habitacionais erguidos pela companhia estadual. Outra questão apontada pelo parlamentar é o fato de que a CDHU ficou responsável por construir postos médicos e unidades de ensino na região dos conjuntos habitacionais.

A CEV, então, deve acompanhar e fiscalizar as edificações erguidas na região do CSU e do Jardim Ilha Caraguatá. A ideia é evitar que as pessoas se mudem para os novos apartamentos em áreas que não oferecem condições dignas de moradia, como espaços de lazer, postos de saúde, creches e escolas. Além disso, a inadimplência e as formas de acordo oferecidas pela CDHU também são o foco de atenção da comissão de vereadores.

A CEV também solicitará a instalação de um escritório de atendimento na futura unidade Poupatempo em Cubatão. De acordo com Wilson Pio, os munícipes hoje precisam se locomover até Santos para resolver alguma pendência relacionada à Companhia Estadual. “A CDHU desenvolve muitos projetos em nossa cidade, como na Água Fria, no Rubens Lara, nos Bolsões 7 e 9, além do Conjunto São Judas Tadeu. Atualmente, os moradores precisam ir até o escritório da empresa no canal 1 em Santos”, explicou o vereador.

Sérgio Calçados (PSB) criticou a forma desrespeitosa que a CDHU trata os moradores locais. “Além dessa situação já apresentada, ainda tem o aumento no valor das parcelas. Isso é um desrespeito com o morador”.

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB) pediu aos participantes da comissão que reavaliem os modelos de contrato com a CDHU, para que, se possível, possam ter a possibilidade de se ter um acordo menos unilateral. “O modelo de contrato da CDHU segue um padrão e peço que, os membros que participarem dessa CEV, falem sobre a possibilidade de uma flexibilização desse acordo, para que o morador tenha mais chance de negociar com a CDHU”, completou o parlamentar

Acesso

A outra CEV foi requerida pelo vereador Guilherme do Salão (PROS) que solicita que os representantes da Prefeitura e da Ecovias discutam a possibilidade de regularizar o acesso de entrada e saída do bairro Ilha Caraguatá pela Rodovia dos Imigrantes.
De acordo com Guilherme do Salão, hoje não há nenhuma sinalização no trecho. Além disso, segundo o parlamentar, quem precisa entrar ou sair do bairro precisa percorrer sete quilômetros.

O vereador Tinho (Republicanos) elogiou o requerimento do colega e pediu ao vereador que a CEV também trate da questão do viaduto do Jardim Casqueiro. ”Uma hora é a cabeceira, outra hora, é o desnível e, toda vez que chove tem o acúmulo de água, que é perigoso para todos que trafegam por ali”, concluiu o vereador.

O vereador Sérgio Calçados criticou a Ecovias por privilegiar obras de melhorias nos acessos das cidades vizinhas, esquecendo sempre Cubatão. “A marginal de quem vinha de Santos não existe mais e nem falaram com a administração para fazer isso. Além disso, a SP-050, que margeia a linha férrea, está pavimentada somente até à divisa com Cubatão, quando adentra a nossa cidade, ela está horrível. É um absurdo o descaso da Ecovias com Cubatão”, completou o parlamentar.