Comissão de Vereadores investigará condições de cães e gatos no Centro de Controle Zoonoses

Os vereadores aprovaram hoje (8), em sessão plenária, a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que irá apurar as condições de cães e gatos no Centro Municipal de Controle de Zoonoses. A iniciativa, de Anderson De Lana (PSDB), quer investigar se existe superlotação no local destinado à saúde animal na cidade Cubatão.

“O munícipe que encontra um animal em más condições nas ruas da cidade não o leva no Centro de Controle de Zoonoses porque o local está superlotado”, comentou o parlamentar do PSDB. Segundo ele, existem hoje 98 cães e 37 gatos no referido equipamento público municipal.

Anderson De Lana disse que os animais que vivem em situação de superlotação estão sujeitos à contaminação. Além disso, cães e gatos em condições precárias podem se tornar mais agressivos. O vereador lembrou que, quando estava à frente do Departamento de Vigilância em Saúde, solicitou um estudo técnico-veterinário sobre no Centro de Controle Zoonoses.

“É importante descobrirmos as condições que vivem estes animais em relação ao confinamento, à alimentação e aos medicamentos, procurando promover bem-estar para cães e gatos em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o vereador. Ele também comentou que a CEV discutirá a possibilidade de contratação de uma empresa especializada no cuidado dos animais, com veterinários capacitados para essa finalidade.