Comissão de Vereadores quer atualização do Plano de Mobilidade Urbana

Foto: Assessoria Parlamentar (CMC)

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão se reuniu hoje (16) com representantes do Executivo Municipal, do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, da Associação de Ciclismo de Cubatão e da Companhia Municipal de Trânsito (CMT). Entre as questões levantadas, o encontro, conduzido pelo presidente da CEV, Wilson Pio (PSDB), discutiu a ideia de um roteiro ciclistico de turismo e a atualização do Plano de Mobilidade Urbana da cidade.

A secretaria de Turismo, Thais Margarido Alencar Fortes Rocha e Silva, comentou sobre a Rota Cicloturística Márcia Prado, maior evento do tipo no país, que percorre as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. A ideia da pasta é que trajeto do circuito seja modificado, de modo que os ciclistas circulem pelo município cubatense (e não só trafeguem pelas rodovias que atravessam a cidade). A sugestão é que a administração crie uma roteiro exclusivo pelos pontos turísticos locais, o que pode favorecer a geração de emprego e renda. Thais sugeriu implantar placas de sinalização nos lugares de destaque do município e seja criada uma equipe de divulgação do cicloturismo.

Como o Sistema Cicloviário de Cubatão engloba demandas distintas, a reunião também discutiu as necessidades dos moradores que fazem da bicicleta seu principal meio de locomoção. Os membros da CEV apontaram uma série de problemas nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, como a dificuldade de acesso de algumas dessas vias. Como exemplo mencionaram a ciclovia da Vila Nova, que começa na Escola João Ramalho, mas não tem continuidade. A implantação da ciclovia da Avenida Bernardo Geisel Filho, que liga o Cruzeiro quinhentista à Fabril, também foi questionada.

Os representantes da secretaria municipal de Planejamento, Wilney Jose Fraga e Antônio Francisco Sarabando Neto, apresentaram o Plano de Mobilidade Urbana, elaborado em 2019, que contempla, entre outras demandas, a integração de ciclovias e ciclofaixas. Já o secretário municipal de Obras, Marcos Silva Quarteroli, explicou que a manutenção das vias é de responsabilidade da pasta de de Manutenção Urbana e Serviços Públicos. Sobre a interligação da ciclovia da Ilha Caraguatá, o gestor disse que irá programar com a Terracom.

Quarterolli ainda comentou que a situação da Ciclovia da Avenida Nossa Senhora da Lapa é mais complexa, uma vez que a administração aguarda uma decisão do Ministério Público, que decidiu anteriormente que nenhuma árvore poderia ser retirada da calçada do canal da referida via. A pasta de Obras deve entregar um estudo ao MP, que detalha o processo de poda na vegetação do local, de modo a melhorar o trânsito dos ciclistas neste local.

Ao final da reunião, os integrantes da CEV sugeriram a realização de uma Audiência Publica para discutir os problemas dos ciclistas da cidade de uma forma mais ampla. Em relação ao Plano de Mobilidade Urbana apresentado no encontro, os vereadores chamaram a atenção para a necessidade de possíveis atualizações, que contemplem das demandas dos ciclistas. O presidente da Comissão também ressaltou que algumas questões são prioritárias neste momento, como a iluminação de ciclovias e ciclofaixas, que garante maior segurança à população no período noturno.

Wilson Pio ainda disse que a CEV ouvirá nas próximas reuniões os representantes da Transpetro, Polícia Militar, Rumo Logisitica, Secretaria do Meio Ambiente, Ecovias e CPFL.