Comissão de Vereadores vai apurar origem de pó preto em bairros próximos a indústrias

Os parlamentares aprovaram hoje (21), durante sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar junto as autoridades competentes, a origem da substância de cor preta, alvo de reclamações dos moradores do Jardim Costa e Silva e adjacências. A iniciativa é do parlamentar Tinho (Republicanos).

Além dos moradores do Costa e Silva, os residentes do Afonso Schmidt, Marechal Rondon e Parque Fernando Jorge alegam que essa situação tem se tornado rotineira principalmente em dias chuvosos. A preocupação é que, até o momento não há conhecimento sobre a origem desse pó e se há alguma substância tóxica na poeira.

A comissão permanente de Meio Ambiente e Proteção e Bem Estar da Vida Animal, em reunião realizada no dia 27 de maio, com líderes de associações dos bairros, discutiu sobre os possíveis riscos à saúde que podem ocorrer com a incidência desse pó. Na ocasião, o grupo pontuou a necessidade de apurar, nos serviços de saúde e zoonoses, possíveis queixas de doenças causadas pela substância, tanto nos munícipes, quanto nos animais de estimação.

Os lideres das associações de bairro afirmaram que os índices de doenças oncológicas, nos bairros em que foi constatada a poeira, estão crescendo e sugeriram que as substâncias que compõem o sejam analisadas, além da qualidade do ar, da água fornecida ao consumo e dos rios.