Comissão discute problemas de acessibilidade e inclusão da UME Princesa Isabel

Comissão discute problemas de acessibilidade e inclusão da UME Princesa Isabel

Foto: Rodrigo Palassi

Danilo Bonifácio sob supervisão

A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos (CDH) se reuniu hoje (25/04) para discutir alguns problemas vividos pela comunidade escolar da Unidade Municipal de Ensino (UME) Princesa Isabel que fica na Vila Couto. Entre os tópicos da discussão, estão a ausência de professores de apoio para alunos com deficiência e a falta de condições de funcionamento do transporte escolar. O encontro foi conduzido pelo presidente da CDH, o vereador Guilherme do Salão (PSB), e contou com a participação do parlamentar Marcinho (PSB).

Durante a discussão sobre o plano de trabalho da comissão, Guilherme do Salão comentou sobre o impacto causado pelo fechamento da APAE na cidade, o que acabou agravando a situação de diversas crianças e adolescentes neurodivergentes. Os parlamentares mencionaram que recebem uma série de reclamações relacionadas à falta de ar-condicionado nos veículos escolares, especialmente durante os dias de calor intenso, e às dificuldades enfrentadas por alunos com deficiência no transporte adaptado. O presidente de CDH disse que uma convocará representantes da Prefeitura para buscar soluções para esses transtornos vividos pela comunidade escolar.

“Durante este início de ano letivo ocorreu vários problemas na UME Princesa Isabel, a questão de transporte para alunos neuro-divergentes, que precisam de um atendimento, um ônibus com acessibilidade e um dos piores que é a falta de professores, só na unidade tem quatro professores que não estão participando, deixando estes alunos desassistidos” ressaltou o presidente da CDH, após relatos de preocupação dos pais, mediante a quebras de rotina em crianças com TEA e outras deficiências, comprometendo seu desenvolvimento e bem-estar. Ele acrescentou que a escola tem espaço para aumentar o espaço físico, e, assim, ofertar uma “acessibilidade maior”. 

Marcinho (PSB) ressaltou a importância da pauta discutida pela CDH e disse que é muito grave quando uma criança não consegue acessar a sala de aula por conta da falta de acessibilidade, ficando em casa devido ao descaso do poder público. O vereador também fez coro às críticas do colega de PSB e disse que a comissão precisa discutir maneiras de garantir o acesso à educação para todos.

O presidente da CDH irá convocar, por meio da expedição de ofícios, os representantes da Secretarias de Educação, Saúde, Assistente Social, Obras e de Manutenção Urbana para prestar esclarecimentos. Guilherme do Salão ressaltou também que os pais dos alunos serão convidados para participar das discussões, uma vez que são os principais interessados. O próximo encontro será realizado no dia 30 de abril, às 14 horas, na Sala de Reuniões do Legislativo Municipal (térreo).