Comissão discutirá falta de funcionários e demora no atendimento no PS Central e Infantil da cidade

Os vereadores aprovaram em sessão plenária realizada hoje (7), a criação de Comissão Especial de Vereadores (CEV), para apurar a falta de profissionais nos setores de urgência e emergência na rede de saúde municipal de Cubatão. O autor da iniciativa, Alessandro Oliveira (PL), alega que por inúmeras vezes, os parlamentares são procurados pelos munícipes que denunciam a falta de profissionais de saúde no pronto socorro Central e Infantil, além de esperar mais de oito horas para serem atendidos.

No requerimento, o parlamentar solicitou que a Administração Municipal e a prestadora de serviços apresentem explicações acerca da atual situação e os motivos que levaram a defasagem de, aproximadamente, 110 funcionários, como médicos, enfermeiros, maqueiros. Alessandro disse também que o desfalque de funcionários foi percebido após a saída dos trabalhadores contratados, em caráter emergencial, pois eles cobriam essa carência.

Alessandro Oliveira afirmou que o que acontece com a população é uma “baita injustiça” e ressaltou que “o vereador precisa ser justo com quem o elegeu”. Ele também afirmou que a responsabilidade dele, como vereador é de questionar, mas “de quem é a responsabilidade de executar?”. Alessandro ainda falou que chamou a Polícia Militar para ir ao hospital inúmeras vezes e já fez até boletim de ocorrência, mediante ao cenário que ele encontrou, de desrespeito com o munícipe.

O parlamentar disse que a gestão no pronto socorro é compartilhada entre a Organização Social (OS) e a Secretaria Municipal de Saúde e que é de extrema importância entender o motivo da desfasagem de funcionários nos quadros do pronto socorro Central e Infantil. Alessandro comentou que “não consegue dormir tranquilo” vendo os cidadãos indo buscar atendimento e ficarem por horas, esperando por atendimento.