Comissão de Meio Ambiente discute origem de "pó preto" no Jardim Costa e Silva

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Permanente do Meio Ambiente e Proteção e Bem Estar da Vida Animal realizou, na última quarta (25), uma reunião para investigar a origem da substância em pó, da cor preta, que está incomodando os moradores do bairro Costa e Silva, Afonso Schmidt, Marechal Rondon, Parque Fernando Jorge e os demais que compõem a região habitacional. O encontro foi conduzido pelo presidente do grupo de trabalho, o vereador Afonsinho (PSDB) e contou com a presença dos vereadores Alfredo de Souza, o Cabeças Bar (PSD), vice-presidente do grupo de trabalho e o vereador Tinho (Republicanos).

Participaram da reunião Jaime Teodoro de Freitas Filho, representante Associação Comunitária de Desenvolvimento, Ação Social e Ambiental Afonso Schmidt (ACODAAMAS); Domingos Alves da Conceição, representante da Associação Cultural e Esportiva Vem Quem Quer, Edilson Araújo Pereira, representante da Associação Paradesportiva Cubatense (APC) e Robson da Silva Daniel, munícipe.

O presidente da comissão permanente explanou os motivos da abertura da reunião, destacando a preocupação com os moradores e os riscos à saúde, já que não sabe a origem, se há alguma substância tóxica na poeira e, mediante a isso, ver a responsabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) na condução e apuração dos fatos. Afonsinho pontuou a necessidade de apurar, nos serviços de saúde e zoonoses, possíveis queixas de doenças causadas pela substância, tanto nos munícipes, quanto nos animais de estimação.

Tinho, que atuou no Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da Unipar Carbocloro em Cubatão, ressaltou que a empresa poderia ofertar mais condições a população, principalmente nas áreas sociais e na qualidade em saúde pública. O vereador destacou que solicitou uma reunião com os representantes da empresa, que são integrantes da CCC, para debater o formato atual do conselho, pois segundo ele, não atende os anseios dos moradores que residem no entorno da fábrica.

Domingos da Conceição afirmou que os índices de doenças oncológicas, nos bairros em que foi constatada a poeira, estão crescendo e sugere que as substâncias que compõem osejam analisadas, além da qualidade do ar, da água fornecida ao consumo e dos rios. Conceição também pede que as diversas obras de tubulação da empresa Comgás estão sendo realizadas na região sejam observadas.

O vereador Cabeças Bar pontuou que é de extrema importância a fiscalização acerca do pó, que pode acarretar com inúmeros prejuízos irreversíveis à vida humana e dos animais O parlamentar ainda chamou a atenção para a necessidade de discutir uma forma de melhorar a qualidade de vida dos munícipes em geral.