Comissão escuta representante da CPFL sobre problemas no atendimento ao consumidor

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que apura problemas com o serviço prestado pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) na cidade se reuniu ontem (24) com o representante da concessionária para discutir, entre outros assuntos, sobre cobranças indevidas, interrupções no fornecimento de energia elétrica e problemas na leitura dos medidores. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Topete (PSD), e contou com a presença do parlamentar Tinho (Republicanos), o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Adel Ali Mahmoud, e o coordenador do Procon em Cubatão, Wendell de Lima Eloi.

José Ricardo Gonçalves Ribeiro, coordenador de Atendimento da CPFL Piratininga, destacou o convênio firmado entre a concessionária e o Procon para agilizar a resolução de problemas enfrentados pelos consumidores da empresa de energia elétrica. Contas com valores considerados elevados e a necessidade de troca dos medidores de consumo estão entre as principais reclamações dos moradores.

O gestor da CPFL também esclareceu que a concessionária não fechou simplesmente um posto de atendimento – a extinta agência da Rua São Paulo – mas, na verdade, abriu três novos pontos para atender os consumidores, em parceria com comércios locais (Centro, Jardim Casqueiro e Vila Nova). Ribeiro ainda ressaltou os investimentos que a empresa vem fazendo na cidade, como na regularização de estruturas de distribuição e a criação de usinas de geração de energia com tecnologia fotovoltaica.

Topete comentou que os resultados da CEV são altamente positivos, uma vez que o próprio convênio entre CPFL e Procon atende aos objetivos da comissão de vereadores. Ele ressaltou que os consumidores que tiverem problemas com cobranças indevidas poderão ser atendidos, até o final de março, todas as quintas, das 9 às 11h30 e das 13 às 15 horas, na sede do Procon (Rua Fernando Costa, 1.096, Vila Couto). O parlamentar acredita que esse tipo de serviço irá trazer uma resposta mais imediata à população.

A CEV foi criada a partir do aumento no número de queixas no Procon em relação às notificações entregues pelos funcionários da CPFL, que se referiam aos termos de ocorrência de irregularidade (TOI), lavrados após a constatação de alguma anormalidade no sistema de medição do consumo.