Comissão pede esclarecimentos ao Executivo sobre situação de abrigo de idosos

Foto: José Lucas Sena

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da transição e prestação de serviços de acolhimento de idosos e pessoas em situação de rua em Cubatão escutou hoje (9), pela manhã, representantes da secretaria municipal de Assistência Social para esclarecer sobre a real situação do abrigo de idosos, administrado pela organização social (OS) Abraço, escolhida chamamento público pela administração para assistir esse segmento social. A reunião foi conduzida pelo presidente da CEV, Alessandro Oliveira (PL) e contou com a participação do vereador Tinho (Republicanos), além do secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento - o Zumbi; e a diretora de Proteção Social Básica, Ariella Vaz Tucano Melo.

Alessandro Oliveira chamou a atenção para o fato de que recentemente as vigilâncias sanitárias de Cubatão e do Estado apontaram 92 irregularidades após uma visita técnica no abrigo improvisado num hotel na Rua Guarujá, 200, Jardim São Francisco. O vereador disse que ficou intrigado ao ouvir de um representante da Abraço que a OS está fazendo uma experiência em Cubatão, uma vez que não tem expertise no ramo do cuidado ao idoso. O parlamentar também criticou a iniciativa da entidade em pedir à população a doação de alimentos, já que a OS recebe, por idoso, R$ 2.700,00, além de 70% referentes à aposentadoria dos assistidos para a aquisição de materiais higiênicos e remédios.

Já o vereador Tinho perguntou ao secretário sobre a falta de estrutura, como a ausência de profissionais capacitados para ministrar os medicamentos e cuidar dos idosos. O parlamentar comentou que a Abraço não conta com equipe técnica especializada para atender esse segmento populacional. Ele também questionou o secretário se nos prontuários dos assistidos estavam descritas suas respectivas comorbidades, pois foi identificado que, quando os idosos foram transferidos do Lar Fraterno para o novo abrigo, não se tinha conhecimento das patologias de cada um, o que demonstra, segundo o vereador, que a Abraço não tem experiência no cuidado de idosos.

Sebastião Ribeiro afirmou que, após a inspeção da vigilância sanitária, iniciou uma auditoria interna para que, em até 90 dias, prazo estabelecido pelo órgão, sejam realizadas as readequações estruturais necessárias no abrigo. O secretário admitiu que pode ter havido algum erro na elaboração do edital de chamamento público que escolheu a nova OS para assistir idosos e pessoas em situação de rua, mas ressaltou que o documento foi devidamente analisado pela Procuradoria do Município antes de ser publicado.

Ariella Vaz confirmou que a OS apresentou algumas dificuldades para atender as exigências contratuais, mas, de acordo com a diretora, a Abraço contatou um enfermeiro para ser responsável pela aplicação dos medicamentos. Ela também explicou que atende idosos de graus 1 e 2, mas assistidos de grau 3 são direcionados para a secretaria de saúde, e, após análise, são encaminhados para clínicas especializadas nesse público específico. Sobre a experiência da OS no cuidado de idosos, Ariella Vaz comentou que a entidade apresentou documentação comprobatória que demonstra expertise com prestação de serviço a pessoas com deficiência e inclusão social.