Comissão pede mais atenção às ciclovias e ciclofaixas da cidade

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão se reuniu hoje (25) com representantes do Executivo Municipal e uma comissão de ciclistas da cidade. O encontro discutiu como o crescimento desse segmento de transporte exige investimentos e adequações nas vias urbanas para garantir segurança aos adeptos das bicicletas.

Luciana Brites, representante dos grupos de ciclismo da cidade, comentou que a ideia de um sistema cicloviário é extremamente importante, tanto para os esportistas quanto para as pessoas que utilizam as bicicletas como principal meio de transporte no dia a dia. A munícipe criticou o fato de o viaduto do Jardim Casqueiro não contar com uma faixa adequada para os ciclistas que precisam se deslocar para o centro. Ela ainda sugeriu que a ciclovia da Transpetro receba melhorias, uma vez que existem problemas no acesso ao local.

Gilvan Guimarães, secretário de Manutenção Urbana, esclareceu que a Prefeitura está atenta às necessidades dos ciclistas locais e informou que no momento está sendo feito um estudo, em conjunto com a Transpetro, para melhorar a ciclovia no local. Ele admitiu que é preciso interligar as ciclovias dos diferentes bairros do município e que isso será objeto de um futuro planejamento.

O secretário de Manutenção Urbana também pontuou que o governo realizará estudos da malha viária para adequação das ciclovias e ciclofaixas. Segundo o gestor, existe a necessidade de avaliar todos os projetos voltados ao setor para verificar a viabilidade técnica, levando em consideração todas as sugestões, como a redução de calçadas.

O presidente da CEV, o vereador Wilson Pio (PSDB), defendeu a implantação de mais bicicletários na cidade, principalmente pensando nas pessoas que se deslocam dos bairros para o centro da cidade. Ele também chamou a atenção para a questão da segurança, visto que alguns grupos de ciclismo desprezam a cidade por não confiarem no perímetro local por conta da incidência de furtos e roubos. A Comissão ainda discutiu a falta de iluminação em diversos pontos de ciclovias e ciclofaixas de Cubatão, como num trecho do Jardim Casqueiro, que estaria sob a responsabilidade da Ecovias.

Na próxima reunião a CEV receberá os secretários municipais de Planejamento, Turismo e da Cultura.