Comissão que estuda melhorias na saúde reúne gestores de unidades

Comissão que estuda melhorias na saúde reúne gestores de unidades

Autor: Rodrigo Palassi

Presidida pelo vereador Marcinho (PSB), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da melhoria do fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cubatão se reuniu, hoje (29/05), com gestores do PS Central e UPA Jardim Casqueiro. Os parlamentares Guilherme do Salão (PSB) e Batoré (Agir) também estiveram presentes no encontro.

Na última quarta (21), a CEV se reuniu com os representantes da entidade Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que administra os serviços de saúde nas UBS de Cubatão. Nesta quinta, foram convidados Washington Coutinho, o gerente administrativo do Instituto de Atenção a Saúde e Educação (Iase), responsável pela gestão da UPA Jardim Casqueiro, e Cristina Souza, diretora institucional do Instituto Alpha, que gere os PS Central e Infantil. Durante o encontro, os vereadores questionaram sobre a vigência de contratos, os serviços previstos, a divisão de tarefas dos profissionais e outros fatores operacionais.

Segundo Marcinho, é necessário entender o fluxo de atendimento na UPA e nos PS porque o sistema de saúde municipal é integrado. Muitas vezes, o paciente que vai até uma UBS é redirecionado ao PS para tratamento ou, então, vai até o PS em vez da UBS sem necessidade, gerando sobrecarga. Ao destacar a importância desse diálogo, ele afirmou que o intuito é melhorar a situação do paciente. "Estamos fazendo um trabalho com as UBS, mas a gente sabe que passa por vocês. Então, algumas informações de vocês vão contribuir para que a gente melhore. Porque uma reflete na outra", concluiu o vereador.

Batoré perguntou sobre a rotina de trabalho dos profissionais e reconheceu que o espaço físico do PS Central é limitado. "A gente sabe que existem detalhes a serem corrigidos. Existe uma cobrança, não só minha quanto da maioria dos vereadores da Casa, e o munícipe nos cobra isso", afirmou ele. Guilherme do Salão, por sua vez, reforçou que a ideia é otimizar o atendimento ao cidadão cubatense de forma geral, tanto nas UBS quanto nas demais unidades. "A gente vem no intuito de confrontar as ideias, as informações, para estar auxiliando e ser um braço do Poder Executivo, para que ele se melhore em algum setor que tenha que ser melhorado", disse ele.

Por fim, os participantes discutiram a possibilidade de implantar nas unidades protocolos adicionais para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, bem como formas de identificar pacientes atípicos.