Comissão quer mais segurança nas ciclovias da cidade

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão se reuniu ontem (8) para discutir medidas para aumentar a segurança de ciclistas nas vias urbanas da cidade e nas rodovias que cortam o município. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, Wilson Pio (PSDB), e contou com a participação de membros do Poder Executivo, da associação de ciclismo de Cubatão, da Companhia Municipal de Trânsito e do Conselho Municipal de Esportes e Lazer.

Os membros da CEV apontaram que existem vários problemas de iluminação nas ciclovias da cidade, principalmente no trecho da Avenida Henry Borden. A comissão pede que o Poder Executivo instale lâmpadas de LED em toda a extensão da referida via urbana, melhorando a visibilidade para pedestres e ciclistas. Outro trecho que preocupa a CEV é o localizado entre a Rua Carlos Gomes e o Rio Casqueiro. Os vereadores solicitam que a administração negocie com a Ecovias para providenciar melhorias na ciclovia do referido local. Sobre o pedido de colocação de gradil na ciclovia Avenida Nove de Abril, os representantes do Poder Executivo explicaram que é preciso realizar um estudo técnico para verificar a viabilidade da solicitação.

A CEV também discutiu sobre como a falta de segurança afasta o ciclismo esportivo da cidade. Recentemente, um ciclista que vinha de São Bernardo do Campo foi assaltado na Rodovia Anchieta, no trecho da Rota Turística Rota Cicloturística Márcia Prado. A secretária de Turismo, Thais Margarido, explicou que entrou em contato com o comando regional da Polícia Rodoviária, o qual alegou ter dificuldades para atendimento de chamadas no local por conta do pouco efetivo policial. A gestora afirmou que se for feito um comunicado informando sobre o calendários de eventos desse segmento, o Comando disponibilizará efetivo policial em horários específicos, a fim de melhorar a segurança nas rotas turísticas, principalmente na Rota da Anchieta (Itutinga e Pilões).

Em relação ao potencial do cicloturismo na cidade, a secretária de Turismo disse que vai sugerir um Decreto para oficializar a Rota Turística, o que deve exigir uma série de reformas e manutenções ao longo do trajeto. Os integrantes ressaltaram que é preciso oferecer infraestrutura para que rotas cicloturísticas percorram a cidade e não só utilizem as rodovias que atravessam Cubatão. Wilson Pio disse que um projeto de lei pode ser criado para viabilizar a colocação de placas de sinalização indicando os trechos das rotas.

Também participaram da reunião o relator da CEV, o vereador Tinho (Republicanos); a representante da Associação e Ciclismo de Cubatão, Luciana Lopes da Silva Brites; o secretário de Obras, Marcos Silva Quarterolli; o supervisor de Estacionamento Regulamentado da CMT, Luiz Carlos Gomes; o presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Felix ; o secretário de Planejamento, Wilney José Fraga; e o secretário de Manutenção Urbana, Gilvan Guimarães.