Comissão quer solução para problemas no transporte de alunos da Vila dos Pescadores

Foto: Leonardo Cruz

Leonardo Cruz sob supervisão

A Comissão Permanente de Transporte e Mobilidade Urbana se reuniu, na última quinta (14), com representantes municipais, para solucionar os transtornos recorrentes no transporte escolar da cidade. Entre os problemas, o vereador Guilherme do Salão (PSB), presidente do grupo de trabalho, apontou o risco no desembarque dos alunos da Unidade Municipal de Ensino (UME) Profº Dr. Luiz Pieruzzi Netto e no embarque dos estudantes moradores da Vila dos Pescadores, devido à ausência de recuo na Rodovia Anchieta, junto do acesso ao respectivo bairro. No encontro, estiveram presentes o coordenador de Trânsito, Transportes e Malha Viária da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Edvaldo da Cruz e o gerente operacional da Viação Fênix, Ronaldo Alves de Sales.

Para Guilherme do Salão, os órgãos responsáveis devem priorizar as demandas, uma vez que o ano letivo já está em andamento. O parlamentar cobrou a instalação de novos pontos de parada no bairro e a implantação de novas linhas de ônibus para atender os alunos da Vila dos Pescadores que estudam no Jardim Casqueiro. Além disso, o vereador mencionou que encaminhará um ofício à secretaria de Educação pedindo que regularizem os horários das linhas que transportam os estudantes.

O representante da CMT informou que agentes técnicos já estiveram no local de entrada da UME Pieruzzi. Segundo ele, foi constatada a impossibilidade de inverter o sentido do tráfego da via para favorecer o desembarque dos alunos pelo lado esquerdo da rua. Cruz ainda esclareceu que a responsabilidade do trecho da Rodovia Anchieta, que dá acesso à Vila dos Pescadores, é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Já o gerente operacional da Fênix disse que estudos estão em andamento para a implantação de um novo terminal no Jardim Casqueiro. Sales comentou que, possivelmente, o local poderia ser utilizado para o atendimento dos alunos da Vila dos Pescadores que se deslocam para o bairro vizinho. Para o representante da Viação, a nova construção também poderá atender demais necessidades referente ao transporte escolar.