Comissão realiza 2º reunião sobre a reinstalação do painel transmissor da qualidade do ar
Por Denise Crescêncio
Na última quarta-feira (14/05), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da reinstalação do painel transmissor da qualidade do ar, na Avenida Nove de Abril, se reuniu para retomar a discussão dessa proposta. A reunião foi conduzida pelo autor do projeto, o vereador Carioca (PSDB) com a participação de Guilherme do Salão (PSB) e Marcinho (PSB). Além dos parlamentares, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Cleiton Jordão Santos e o representante da Cetesb, Marcos Cipriano.
O vereador Carioca destacou que a qualidade do ar do município já apresentou melhoras devido à atuação conjunta do Poder Executivo com a Cetesb, mas que ainda há muito trabalho pela frente. “Hoje, Cubatão é chamada de Vale da Vida, temos um reconhecimento da ONU”, afirmou o parlamentar ao se referir ao Selo Verde que o município recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Carioca alertou para a necessidade de dar visibilidade às ações ambientais para a população.
“Não é só receber o Selo Verde, e sim realizar um trabalho contínuo de preservação ambiental para mantê-lo”, enfatizou Guilherme do Salão, além de fazer coro à fala de Carioca sobre a importância de que a sociedade precisa acompanhar em números os resultados dessas melhorias ambientais. Contribuindo para o debate, Marcos Cipriano, representante da Cetesb, citou que hoje Cubatão possui três medidores de poluentes em tempo real, um na área urbana e os outros dois estão localizados na área industrial do município.
De acordo com Cleiton Santos, secretário do Meio Ambiente, a pasta está passando por um processo de reformulação. “Para avançar nas questões ambientais, precisamos ter uma secretaria forte”, ponderou o gestor. Como medidas para a reestruturação, Cleiton citou a ampliação da figura do fiscal municipal, a realização de concurso público para compor a equipe da pasta e, principalmente, a transparência das informações.
Por fim, a comissão se comprometeu a conversar com o departamento jurídico do Poder Executivo, a fim de dar celeridade ao processo de reinstalação, e, após o encontro, a CEV fará uma nova reunião.