Comissão vai promover audiência pública para discutir concessão do Roberto Dick

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a proposta de concessão onerosa do Centro Educacional e Desportivo Roberto Dick se reuniu ontem (11), no anfiteatro da Câmara, para discutir os impactos sociais e econômicos dessa medida para Cubatão. O presidente da CEI, Rafael Tucla (Progressistas), conduziu o encontro, que contou com a participação ex-atleta Joel de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), e de representantes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMELC).

Oliveira se posicionou contra a proposta de e concessão onerosa do Centro Roberto DicK e defendeu a reforma da pista de atletismo da cidade. Ele ressaltou que o estado de São Paulo tem 645 municípios e que somente 11 deles possuem uma estrutura para competições oficiais, com oito raias, sendo que Cubatão está nesse grupo seleto. “Essa pista é muito importante para história do atletismo brasileiro”.

O ex-atleta ressaltou que uma cidade não pode abrir mão de uma pista de atletismo desse porte. Ele comentou que a FPA pode realizar uma série de competições, eventos e cursos em Cubatão. Oliveira acredita que a concessão onerosa do Centro Roberto Dick não representa nenhuma vantagem econômica para o município.

Alessandro Oliveira disse que votará contra o projeto de lei que faz a concessão do Centro Roberto Dick. O parlamentar comentou que a administração tem condições para reformar o equipamento público, mas que prefere entregar para terceiros. Ele ainda criticou o governo pelo estado dos outros espaços de lazer da cidade, como o Parque Anilinas.

Edilson Araújo Pereira, presidente do COMELC, disse que repudia esse modelo de concessão e que esse projeto de lei representa uma perda muito grande para a população. Ele relembra que no passado o Centro Roberto Dick atendia até 150 pessoas com deficiência (PcDs), que praticavam diferentes modalidades esportivas.

O presidente da CEI criticou o governo por enviar o projeto de lei à Câmara, antes mesmo de dialogar com a sociedade civil e os parlamentares. Tucla lembrou que a administração apresentou um superávit de 180 milhões reais nas contas públicas e que teria “caixa” para investir na reforma da pista de atletismo.

Ao final da reunião, a CEI definiu que vai promover uma audiência pública na próxima semana, envolvendo todos os setores que serão impactados pela concessão do Centro Roberto Dick. Também participaram da reunião os vereadores Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (PROS) e Sérgio Calçados (PSB).