Conduzida por Guilherme Amaral, comissão discute a implantação do Centro MultiTEA em Cubatão
Por Denise Crescêncio
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da criação do Centro MultiTEA em Cubatão se reuniu na última segunda (12/05), na Câmara Municipal, para discutir os desafios para a implantação do equipamento público de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA). Conduzida por Guilherme Amaral, a reunião contou também com a presença de representantes da pasta da educação, Felipe Santana Silva e Kátia de Souza e da saúde,
Patricia Lugli.
O tema da CEV, aprovado em sessão plenária, destaca a urgência de se criar um espaço acolhedor e eficaz no atendimento às pessoas atípicas e às suas respectivas redes de apoio. “A educação é um direito subjetivo e alienável, é preciso promover uma política pública eficaz”, insistiu o vereador ao reiterar o que assegura a Constituição Federal em seu artigo 6º.
Durante a discussão, Guilherme Amaral também citou a visita que fez recentemente a uma associação privada da região que atende um grupo de pessoas atípicas e elogiou o importante trabalho realizado no espaço, pois pode servir como inspiração para a implantação do Centro MultiTEA no município de Cubatão. De acordo com Felipe Santana, supervisor de educação, para que essa política seja eficaz, a educação precisa andar de mãos dadas com a saúde.
Nas próximas semanas, será agendado pela comissão um novo encontro para definir os próximos passos do projeto que visa suprir os gargalos da educação inclusiva em Cubatão.