Coordenador da vacinação da Covid-19 presta contas para vereadores

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o Plano Municipal de Imunização se reuniu hoje (8) e recebeu o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Anderson De Lana Andrade, que fez um balanço da vacinação contra a Covid-19 em Cubatão. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, Alessandro de Oliveira (PL), e contou com participação dos parlamentares Allan Matias (PSDB) e Tinho (Republicanos).

Segundo Andrade, uma das primeiras medidas que tomou, assim assumiu a função na Secretaria Municipal de Saúde, foi acelerar o ritmo de trabalho das equipes responsáveis pela campanha de vacinação. De acordo com o diretor, o objetivo é não deixar vacinas estocadas nas geladeiras. Segundo dados do Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, até o momento, a cidade de Cubatão aplicou 66.474 vacinas conta a Covid-19, 50.821 relativas à primeira dose, 13.411 da segunda e 2.242 de dose única.

Sobre os números de vacinados, em relação às outras cidades da Baixada, Andrade disse que isso se deve a metodologia aplicada nesse levantamento. Outra questão importante é que a faixa etária da população interfere diretamente neste percentual. O diretor explica que como Santos tem mais idosos, no começo da campanha o município vizinho naturalmente vacinou mais pessoas. Agora, com o avanço do calendário de vacinação, incluindo novos públicos, Cubatão aumentou seu percentual de imunizados contra a Covid-19.

Questionado sobre o número de pessoas que foram vacinadas com a segunda dose na cidade, Andrade disse que a maioria está retornando para a aplicação da segunda dose. Ele disse que observou que algumas pessoas estão com medo das reações apresentadas depois da primeira dose e, por isso, acabam não tomando a segunda dose, o que compromete o ciclo de imunização. Nesse sentido, o diretor comentou que pretende implantar uma campanha mais incisiva para o retorno desse público nos postos de vacinação.

A Saúde tem perspectiva de reduzi a faixa etária para vacinação, abaixo do cronograma oficial do Estado, em virtude da celeridade que a campanha vem apresentando na Cidade.
Andrade ressaltou que Cubatão não aplicou nenhuma vacina contra Covid-19 vencida. Ele comentou que, diferentemente do que foi divulgado pela imprensa, o que aconteceu foi um equívoco na inserção de dados no sistema que regula o Plano de Imunização.