Cubatenses apresentam demandas para o Orçamento Estadual de 2022

A instalação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a expansão do trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ganharam destaque nas manifestações dos vereadores cubatenses que participaram da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para discutir, com a sociedade e os parlamentos locais, o Orçamento paulista de 2022. A Câmara Municipal sediou o encontro, no plenário do Legislativo, na manhã desta sexta (27). Trata-se da primeira de uma série de 30 audiências públicas que a Alesp promoverá pelo Estado, até o final de setembro, para ouvir as demandas de cada região. A peça orçamentária elaborada pelo governo paulista prevê arrecadação de R$ 246 bilhões no próximo ano, com possibilidade de superávit.

O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) presidiu a audiência pública, que teve a mesa dos trabalhos composta pelos deputados estaduais Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, e Enio Tatto (PT). Os vereadores Jaque Barbosa (PSD) e Alexandre Topete (PSD) também formaram a mesa.

Jaque Barbosa chamou a atenção para a necessidade de garantir recursos para o VLT ser estendido para Cubatão, o que poderia ser feito por uma interligação com a Ilha Caraguatá. Com essa integração no transporte da região, reduziria o número de veículos do trânsito para os deslocamentos diários, inclusive para o Polo Industrial. A vereadora também solicitou a instalação de mais uma unidade do Bom Prato na cidade, uma vez que Cubatão abriga uma grande população em situação de vulnerabilidade social e que mora longe do centro.

A parlamentar também aproveitou para registrar as reivindicações do vereador Rony do Bar (PSD), que não pode comparecer à audiência pública por motivos de saúde. Ele solicita o encaminhamento de recursos para a instalação de um centro de referência da saúde da mulher em Cubatão, além de incluir verbas para a criação do Corujão da Saúde no município, para reduzir o tempo de espera nas consultas de especialidades.

Topete pediu que a Alesp garanta recursos para a aquisição de aparelhos de hemodinâmica para o Hospital Municipal de Cubatão a fim de realizar procedimentos como cateterismo cardíaco e angiografia coronária. O parlamentar também solicitou a instalação de uma unidade do AME na cidade, que hoje precisam se deslocar para cidades vizinhas em busca de atendimento.

Alex de Madureira destacou o protagonismo de Cubatão para o estado e para a Baixada Santista. Ele afirmou que é de fundamental importância ouvir a população local sobre demandas e projetos que podem ser implantados e desenvolvidos na região. O parlamentar explicou que tudo o que for falado na audiência pública será transformado em um documento que poderá ser anexado ao Orçamento do Estado.

O deputado estadual Caio França (PSB), de forma remota, destacou sua atuação na Comissão de Saúde da Alesp e comentou que o governo estadual deve viabilizar o custeio de unidades de saúde na Baixada Santista, como os prontos-socorros de São Vicente, que precisam de recursos para serem abertos para a população. Segundo o parlamentar, com a abertura desses equipamentos, as outras cidades, como Cubatão, seriam desafogadas.

Enio Tatto defendeu a realização de audiências públicas para discutir o orçamento do estado de S. Paulo para 2022. Ele afirmou que o montante, calculado em mais de 240 bilhões, pode ser melhor utilizado, uma vez que existem muitas injustiças na distribuição de recursos. O parlamentar ainda criticou o governo estadual por não fazer funcionar na prática as regiões metropolitanas. Segundo ele, muitos problemas, como nas áreas da saúde e do transporte público, poderiam ser resolvidos no âmbito regional

Ao fazer um balanço da audiência pública, Gilmaci Santos ressaltou que é preciso tirar do papel as políticas públicas sugeridas nos diversos encontros promovidos pela Alesp. Ele comentou que o fato de Cubatão ter apenas 10 leitos de UTI chama a atenção e precisa da atenção do governo do estado.

A audiência pública recebeu inúmeras sugestões de representantes de entidades, organizações, associações e sindicatos, de forma presencial e também remota. Os vereadores Cesar Nascimento (PSDB) e Alessandro Oliveira (PL) também participaram do encontro.

O cidadão poderá enviar sua sugestão on-line até o dia 30 de setembro de 2021 pelo site: https://www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-cadastro/?id=200.