Curso “Política e Democracia: Manual do usuário” promove formação cidadã

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara Municipal de Cubatão, promoveu ontem (21) a última aula do curso on-line “Política e Democracia: Manual do usuário”. A iniciativa de educação política teve o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o funcionamento do sistema democrático e qualificar a participação do cidadão nos conselhos municipais de políticas públicas. No encerramento do curso, os participantes discutiram sobre a importância da comunicação para o debate público.

As aulas, que ocorreram entre 17/09 e 21/10, versaram sobre os seguintes tópicos: “Federalismo, República e Sistemas de Governo”, “Direitos Humanos e a Constituição de 1988”, “Dinâmica entre Poderes e Políticas Públicas”, “Sistema e Justiça Eleitoral”, “Estado e Organizações da Sociedade Civil: Grupos de Interesse e Pressão”, e “Comunicação, cidadania e direito à informação”. O curso contou com a participação de cerca de vinte pessoas, entre universitários, líderes comunitários, profissionais liberais e servidores públicos. Os professores Gustavo Roberto Costa, Luiz Carlos Costa, Verônica Teresi, Daniel José, Diogo Sampaio e Michel Carvalho foram os responsáveis pelas aulas.

O procurador legislativo Douglas Predo, coordenador da ELD, fez uma avaliação positiva do curso on-line “Política e Democracia: Manual do usuário”. Segundo ele, mesmo com todas as dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Câmara conseguiu realizar essa formação. “A turma foi bastante participativa e as reflexões sobre os temas foram enriquecedoras”, completou.

O estudante de jornalismo José Lucas de Sena Almeida, de 22 anos, foi um dos participantes da atividade promovida pela ELD. “Achei bem interessante e foi muito bom participar do curso. Todos os professores falaram de uma maneira simples, o que facilitou a compreensão, deixando a gente a par do assunto, de modo que possamos discutir sobre esses assuntos”. Segundo o jovem, a iniciativa mostrou o quanto a população precisa saber mais sobre política, já que o conhecimento em geral é bem raso. “O tema é importante, pois envolve a nossa vida. Por isso, acho que mais cursos como esse deveriam ser realizados, pois, dessa forma, a gente aprende sobre a política e a gestão pública, e entende mais sobre o que ocorre no parlamento”.

Criada pela Resolução Nº 2.894, de 05 de dezembro de 2017, a Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) Vereador Presidente João Santana de Moura Vilar tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da cidadania, promovendo atividades pedagógicas que qualifiquem servidores públicos, vereadores, assessores parlamentares e a comunidade em geral.

registrado em: ,