Por iniciativa de Afonsinho, Câmara homenageia secretaria municipal de Habitação

Por iniciativa de Afonsinho, Câmara homenageia secretaria municipal de Habitação

Foto: Rodrigo Palassi

Os parlamentares aprovaram hoje (24), em sessão plenária, moção de aplauso à Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), pelo desenvolvimento de ações de melhoria nas condições de vida das famílias cubatenses. De iniciativa do vereador Afonsinho (PSDB), a homenagem destaca o papel da pasta no processo de regularização fundiária nos bairros da Vila São José, Jardim Nova República, Vila Natal, Beira Rio, Cota 200, Ilha Caraguatá e Ponte Nova. A moção reconhece o trabalho de servidores, estagiários e aprendizes da SEHAB.

Na moção, Afonsinho ressaltou o trabalho da secretária de Habitação, a procuradora do município, Andrea Maria de Castro. Servidora Pública, a gestora é especialista em Administração Pública e Gestão de Cidades, tendo atuado como subprocuradora geral, coordenadora de Meio Ambiente e supervisora de Contratos, Convênios e Licitações. Em 2020, Andrea ganhou o Prêmio Espírito Público na categoria Meio Ambiente. A premiação é concedida a servidores que se destacam em suas áreas de atuação e desenvolvem projetos que mudaram e trouxeram resultados práticos e efetivos para a sua comunidade. “É um orgulho para nós, cubatenses, ter servidores comprometidos e que atuam com paixão, respeito e muito compromisso com o povo. Muito obrigado”, disse Afonsinho no documento subscrito por todos os parlamentares.

“Sob sua gestão diversos projetos habitacionais estão ganhando forma e sendo realidade, trazendo esperança, dignidade e qualidade de vida aos nossos cubatenses”, ressalta Afonsinho na moção. O parlamentar mencionou que atuar na área de habitação necessita de conhecimento, dedicação, amor pelas ações e pelas atividades desenvolvidas, além de um olhar inclusivo, diálogo constante e uma equipe unida à serviço das comunidades. O vereador ainda chamou a atenção para o fato de que a SEHAB desenvolve um trabalho minucioso e árduo que garante dignidade às famílias que viviam sem garantias de seu imóvel ou em área de risco.

Afonsinho lembrou que os projetos de regularização fundiária, desenvolvidos em alguns bairros da cidade, já beneficiam milhares de famílias cubatenses. O vereador destacou também a parceria firmada entre a SEHAB e o governo do Estado de São Paulo para reformar os Conjuntos Habitacionais Mário Covas, João Paulo II, Vila Harmonia, Parque dos Sonhos e Imigrantes I e II. O parlamentar destacou que alguns projetos habitacionais estão em processo de construção e um dos mais importantes será realizado na Vila Esperança, com 1010 unidades habitacionais, duas escolas e uma via perimetral, que garantirá segurança no trânsito local. Afonsinho ainda lembrou que os projetos habitacionais dos bairros Vila Noel e Mantiqueira estão em estudo.

Allan Matias (PSDB) parabenizou os integrantes e a secretaria que, segundo o vereador, elevou o desenvolvimento da cidade a patamar nacional, levando Cubatão a competir prêmios nacionais, relacionados ao desenvolvimento habitacional com grandes capitais, como Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. “Por trás de uma escritura, que é o fim de todo o processo, existe muito suor, trabalho, busca por recurso e o desejo de desenrolar a burocracia para levar, os moradores, a conquista do seu espaço”, completa.

Alessandro Oliveira (PL) parabenizou a gestora, se dizendo um fã do trabalho da mesma na pasta. “Faço criticas às secretarias, mas não falo da habitação, pois sei do trabalho prestado”. O parlamentar disse que a secretária faz valer o papel do cargo, sendo “um “golaço” na pasta e estendeu os cumprimentos a todos os integrantes da secretaria. Alessandro ainda falou que, quando levou a situação dos moradores da Vila Noel e da Mantiqueira, que estavam desassistidos, a secretária após o apontamento, se prontificou a resolver a situação dos munícipes e hoje, eles estão no aguardo da construção dos conjuntos habitacionais.

Cléber do Cavaco (PL) parabenizou a gestora e relembrou do esforço da mesma, em uma triagem realizada pela secretaria, na Vila dos Pescadores. O vereador pontua que “várias pessoas se empenham para que o resultado seja alcançado” e também destacou as conquistas da pasta, na vila Caic e na Vila Esperança, além das escrituras entregues nos diversos bairros da cidade. Cléber, ainda, pediu que tenha mais secretarias empenhadas, como a de habitação, que trabalham para melhorar a cidade

Wilson Pio (PSDB) destacou o privilegio de participar em reuniões na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) com a gestora e ressalta a pertinência da mesma na luta para trazer conquistas na área da habitação para a cidade. O parlamentar recordou que, quando morador da Cota 200, não só ele, como muitos moradores do bairro, investiram na casa em que habitavam e, posteriormente, não conseguiam vender a casa pelo valor investido. Pio, ainda, falou que “O papel traz a valorização da casa” e que o trabalho exercido pela gestora deve ser reconhecido, pois ela realiza o sonho daqueles que “sonham com a escritura” e quem ganha com isso é a cidade.