Defesa das Mulheres: Câmara sedia evento que discute o enfrentamento às violências de gênero

Defesa das Mulheres: Câmara sedia evento que discute o enfrentamento às violências de gênero

Autor: Danilo Bonifácio/CMC

Por Denise Crescêncio

A Câmara Municipal sediou, na última quinta (28/08), a 9ª reunião da Rede de Apoio e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, que discutiu meios de conscientizar e intensificar o combate à violência contra a mulher no município. O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Defesa das Mulheres, formada pelos vereadores Afonsinho (PSD), presidente, Alessandro Oliveira (Republicanos), vice-presidente, e Marcinho (PSB), membro.

Afonsinho alertou para a necessidade de se investir mais em centros de acolhimentos às mulheres vítimas de violência. “Precisamos propor caminhos que deem mais força às mulheres”, disse ele. O vereador licenciado Allan Matias (PSD), atual secretário de Governo, também prestigiou o evento e defendeu a urgência de se criar mecanismos de combate à violência. Alessandro declarou que a Casa está à disposição para ajudar na construção de políticas públicas para o tema, enquanto Rony Martins (PSD) chamou a atenção para os casos de violência contra a mulher que acontecem em ambientes de trabalho, por meio dos assédios.

Compuseram a mesa de debates Cristina Oliveira, presidente do Conselho da Mulher de Cubatão, e a delegada de polícia Mayla Hadid, que pontuou a alta nos casos de concessão de medidas protetivas de urgência. “No ano passado, só para a gente ter uma ideia, a Delegacia da Mulher [de Cubatão] solicitou 252 medidas protetivas de urgência e, em 2025, nós estamos ainda finalizando o mês de agosto, e temos 214 medidas protetivas”, alertou a delegada ao explicar que a instituição atua não somente de forma repressiva, mas também na prevenção das violências. Cristina ressaltou a importância da promoção desses encontros. “A nossa vida muda quando conhecemos os nossos direitos”.

Viviane Barbosa, psicóloga da Caminho de Damasco, Elen Bueno, representante da OAB, Cintia Valença, da Guardiã Maria da Penha, Andrea Aragão, chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Silvia Amorim coordenadora do Abrigo Regional de Cubatão e Jucelino Pereira de Souza, da Secretaria da Saúde também estiveram presentes e reforçaram a urgência no combate às violências de gênero.