Democracia em pauta: alunos da UME Alagoas sabatinam parlamentares

Na manhã de hoje (26), os alunos da UME Estado de Alagoas, do bairro da Fabril, participaram do programa de visitação “A Casa é Sua”. Durante o encontro, os estudantes do ensino fundamental 1 questionaram os vereadores acerca dos problemas no município, sobretudo, aqueles relativos à estrutura das escolas da cidade. Guilherme do Salão (PROS), Rodrigo Alemão (PSDB), Sérgio Calçados (PSB) e Alessandro Oliveira (PL) estiveram presentes para a roda de conversa com as crianças.

O aluno Leonardo Novaes, com 11 anos de idade, perguntou sobre o que os vereadores estão fazendo para agilizar as obras na Fabril. O estudante disse ser importante o bate-papo com os parlamentares para saber o andamento da reforma na escola em que estuda. Jorge Guilherme, também de 11 anos, perguntou se a nova unidade da UME, que está atualmente em reforma, contará com ar-condicionado nas salas de aula e quadras esportivas para atividades físicas.

O professor Matheus Henrique Morais, um dos responsáveis pela turma, ressaltou a importância da visitação à Câmara Municipal para despertar a participação cidadã em cada estudante. Para Morais, a experiência dos alunos em saber mais sobre a política refletirá positivamente no futuro.

Durante a visitação, os alunos da UME Alagoas puderam conhecer as galerias do Saguão Afonso Schmidt: a dos presidentes do Legislativo municipal e a dos constituintes. Os estudantes também apreciaram a exposição permanente da artista Neide Pinho Cardozo.

O coordenador dos Serviços de Comunicação Social da Câmara, Michel Carvalho, responsável pelo programa “A Casa É Sua”, ressaltou que a iniciativa tem o objetivo principal de promover a prática cidadã nos estudantes e estimular o protagonismo no público infantojuvenil. O servidor legislativo comentou que o parlamento é, por excelência, o espaço para o debate público e a experiência democrática. “É de pequeno que se aprende a ser cidadão. Por isso, o letramento político deve ser uma das funções da Câmara”.

Como agendar

As associações, entidades, instituições e as escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar do programa, podem agendar as visitas com o Setor de Comunicação, pelos telefones: (13) 3362-1356 e (13) 3362-1357 ou pelo email: comunicacao@cubatao.sp.leg.br