Dom Tarcísio Scaramussa defende valorização da família em Sessão Solene

O bispo titular da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, foi o orador oficial da Sessão Solene Alusiva à Semana da Família, ocorrida ontem (24) no plenário da Câmara Municipal. Durante seu discurso, o religioso disse que a instituição “família” deve ser cuidada por toda sociedade, inclusive pelo Poder Legislativo, que representa a “Casa do Povo”.

Conduzida pelo vereador Rodrigo Alemão (PSDB), a solenidade contou com a presença na mesa dos trabalhos do vice-prefeito Ivan Hildebrando; do ex-presidente da Câmara, Donizete Tavares, autor do decreto legislativo que instituiu a Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família, além do orador oficial. Dirigentes e membros de pastorais das paróquias Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, da Igreja São Francisco de Assis e da Igreja São Judas Tadeu também estiveram presentes no evento.

Scaramussa comentou que a família é a legítima “escola do amor”, onde se aprende os valores da solidariedade, do respeito e da união. O religioso ressaltou que é preciso se preparar para constituir família. “Trata-se de uma grande responsabilidade”, destacou o bispo, que completou afirmando que “ser família” exige doação e dedicação ao outro.

O casal Gladstone Ferreira e Nívia Xavier, coordenadores regionais da Pastoral Familiar, representando todas as famílias da cidade, comentaram que sem perdão, o amor fica prejudicado nos lares. Eles defenderam que as diferentes vocações sejam incentivadas nos núcleos familiares, da religiosa à matrimonial.

Os parlamentares Sérgio Calçados (PSB), Afonsinho (PSDB), Alessandro Oliveira (PL), Guilherme do Salão (PROS), também participaram da solenidade, além do ex-vereador Marcinho. Durante a Sessão Solene, a Banda Marcial Infantil de Cubatão e Ministério Reality fizeram apresentações musicais.

Origem - Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional.

Este ano o tema da Semana será “Amor familiar, vocação e caminho de santidade””, em que uma série de encontros e solenidades são realizados nas paróquias da Baixada Santista e nas Câmaras Municipais.

O objetivo da Semana Nacional da Família é mobilizar os movimentos sociais, instituições de ensino, empresários, profissionais liberais, agentes políticos, e de modo particular os cristãos, no sentido de promover os valores da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a dignidade humana.

A Sessão Solene Alusiva à Sessão da Família foi instituída pelo Decreto Legislativo Nº 99/1999, de 10 de agosto de 1999.