Durante aprovação da LDO 2024, vereadores comentam sobre dados do Censo para Cubatão

Os parlamentares aprovaram hoje (29), durante sessão extraordinária, o projeto de lei N° 34/2023, de autoria do Poder Executivo, que versa sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Durante a discussão da matéria, os vereadores comentaram sobre os dados do Censo de 2022, divulgados ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a população de Cubatão chegou a 112.471 habitantes, o que representa uma queda de 5,26% em comparação aos números de 2010.

Para Rodrigo Alemão (PSDB), a queda no número de habitantes é fruto de políticas errôneas aplicadas no município. O parlamentar comentou que o planejamento atual das famílias é deixarem Cubatão e que o setor artístico da cidade está dependente da sociedade civil. O vereador do PSDB ainda ressaltou que a missão do parlamento é apenas representar a população cubatense.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou a divergência do orçamento robusto, levando em conta as obras paralisadas no município. Segundo o parlamentar, os concursos públicos têm baixa procura devido as questões salariais dos cargos. O vereador ainda disse que a tendência dos investimentos na cidade é diminuir em razão das poucas discussões acerca do plano diretor.

Fábio Roxinho (MDB) mencionou os dados do IBGE da região e afirmou que a redução populacional é consequência das gestões municipais anteriores. O vereador atentou para a responsabilidade do Legislativo, devido ao orçamento da LDO para 2024 pressupor que cada munícipe possua renda per capita de R$15,000. O parlamentar também acredita que o próximo censo divulgado da cidade vai passar de 10% na propensão.

Alessandro Oliveira (PL) destacou que a partida de muitos munícipes da cidade é pela incompetência na gestão da administração municipal. O vereador criticou o chefe do Executivo e ressaltou que a escassez de investimentos no município é decorrência da falta de credibilidade do gestor. O parlamentar ainda esclareceu que sua intenção é se juntar à outras autoridades que acreditam na mudança de Cubatão.

Guilherme do Salão (PROS) ressaltou que projetos relevantes estão em falta e isso ocasiona o desejo dos moradores em viver nas cidades vizinhas. O parlamentar também apontou a situação dos transportes do município para a população cubatense. Para o vereador, o descaso do governo municipal impacta nas famílias residentes de Cubatão.