Edson Mota propõe CEV para discutir fechamento da “Frentona” na Vila dos Pescadores

Edson Mota propõe CEV para discutir fechamento da “Frentona” na Vila dos Pescadores

Foto: Rodrigo Palassi

Os parlamentares aprovaram hoje (29), em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir os impactos na mobilidade urbana da Vila dos Pescadores com o projeto de fechamento da passagem de nível, popularmente conhecida como “Frentona”, que serve de entrada de veículos do bairro, situada entre a marginal esquerda da Via Anchieta e a linha férrea.  A iniciativa é do vereador Edson Mota (União Brasil) e tem objetivo de, no prazo de sessenta dias, escutar autoridades da Prefeitura, da MRS (concessionária ferroviária que transporta carga pelo município) e lideranças comunitárias para se pensar em alternativas contra essa intervenção na comunidade.

No requerimento, o parlamentar lembra que a linha férrea, que interliga a Avenida Tancredo Alves de Almeida à Rua Santa Júlia, Caminho São Lourenço e à Avenida Ferroviária, é um dos principais acessos da população local a serviços essenciais, como saúde, educação e transporte público. De acordo com Edson Mota, a iminente decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de fechar a passagem de nível causará sérios transtornos à mobilidade urbana da comunidade.

Edson Mota disse que a CEV irá debater medidas para impedir o fechamento da “Frentona”, uma vez que essa intervenção pode deixar a comunidade da Vila dos Pescadores ilhada. No requerimento, o vereador do União Brasil ressalta que o novo traçado não atende às demandas dos moradores locais, que dependem desse trajeto para uma locomoção mais rápida e acessível.

Tinho (PSD) fez coro às críticas do vereador Edson Mota à medida da ANTT, e disse que andou muito pela “Frentona” no período eleitoral, assumindo um compromisso com as demandas da Vila dos Pescadores. “Conte comigo, estou à disposição para atender aquela comunidade e toda cidade”.

Xuxa (PSDB) ressaltou que a referida passagem de nível existe há muitos anos e que não entende essa proposta de fechamento da “Frentona”. O parlamentar alertou para o risco que pode representar essa intervenção urbana para a comunidade, principalmente em situações de emergência, como num resgate ou mesmo num incêndio. “Vamos lutar contra esse fechamento até o fim. Vamos mobilizar toda a comunidade da Vila dos Pescadores”.

Já Alessandro Oliveira (Republicanos), concentrou suas críticas às concessionárias que prestam serviço na cidade, como MRS e Ecovias. Segundo o parlamentar, essas empresas fazem “pouco caso” com Cubatão, e, por isso, é preciso mostrar que o município não é "a casa da mãe joana", em que se ganha muito dinheiro explorando o solo cubatense em detrimento ao sofrimento dos moradores.

O fechamento da “Frentona” faz parte das obras do novo viaduto da Vila dos Pescadores, um elevado, com extensão de 375 metros, que, segundo a Prefeitura, garantirá um melhor fluxo viário e mais segurança aos que transitam na área. O viaduto, que tem início na Avenida Tancredo Neves, permitirá que veículos tenham movimentação garantida, mesmo quando locomotivas estiverem passando na linha férrea..

A CEV será formada por cinco parlamentares.